Paola Carosella revela receita favorita de torta de pera

Na prova de eliminação do MasterChef da noite desta terça-feira (24), os participantes tiveram que fazer uma torta de pera. Parece bem simples para quem almeja ser o vencedor de um reality show que testa os talentos culinários dos participantes, não é?  No entanto, eles receberam apenas os ingredientes, sem a receita.

Quer fazer essa torta de pera do MasterChef sem risco de ser eliminado?
Quer fazer essa torta de pera do MasterChef sem risco de ser eliminado?

Felizmente para quem acompanha Paola Carosella no Facebook, em 2017, a chef argentina revelou todos os segredos dessa torta em seu perfil. Para quem quer se aventurar a fazer essa sobremesa sem o risco de ser eliminado, a receita está aqui.

Torta de peras e frangipane (rende 12 porções)

A FALSA MASSA FOLHADA
300 g de manteiga, mais um pouco para untar
300 g de iogurte
450 g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
10 g de sal fino

AS PERAS
6 peras
1 xícara de chá de água
casca de 1 limão-siciliano ou 1 laranja
2 colheres de sopa de açúcar
1 fava de baunilha

O CREME FRANGIPANE
200 g de amêndoas
200 g de manteiga
180 g de açúcar
2 gemas de ovo de galinha de vida digna

PARA SERVIR
açúcar cristal para polvilhar
coalhada ou iogurte

MODO DE PREPARO

Será que vai fica bom?
Será que vai fica bom?

Para preparar a falsa massa folhada, misture todos os ingredientes em uma tigela até ficar uniforme. Deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 4 horas, ou de um dia para o outro.

Abra a massa com um rolo de macarrão até obter um retângulo de 21 cm x 30 cm. Em seguida, dobre em três partes iguais, uma sobre a outra, como se faz com uma carta. Deixe descansar por pelo menos 4 horas. Você precisará abrir e dobrar de novo várias vezes. Primeiro, vire a massa de modo que o lado mais estreito fique de frente para você, ou seja, será possível ver as três dobras. Abra outra vez, dobre em terços pela segunda vez. Deixe descansar por pelo menos mais 4 horas. Repita mais quatro vezes a sequência completa. Vire, abra, dobre e deixe descansar.
Antes de usar a massa no preparo desta torta, mantenha-a na geladeira.

AS PERAS

Escolha peras pequenas, bonitas, nacionais e da estação, de preferência orgânicas. Se forem orgânicas, mantenha a casca. Se não, descasque.

Em uma panela, leve a fogo alto as peras, a água, a casca de limão ou de laranja, o açúcar e a fava de baunilha até ferver. Baixe o fogo e cozinhe em fogo brando até que as peras estejam realmente tenras.
Retire as frutas com cuidado e reserve. Continue reduzindo a calda do cozimento até ficar espessa e meio rosada. A cor rosada desta calda é incrivelmente bonita. Uma vez pronta, coe, retire a fava de baunilha e reserve a calda.
Corte as peras ao meio, retire as sementes e corte em quartos.

O CREME

Prepare o creme frangipane. Em uma assadeira, torre as amêndoas no forno a 170 °C durante 8 minutos. Depois que esfriarem, coloque-as no processador e pique rusticamente. Junte a manteiga e o açúcar e continue processando até obter um creme claro. Desligue o processador e acrescente as gemas, misturando com delicadeza.
Reserve na geladeira até a hora de montar a torta.

O FORNO

Preaqueça o forno a 160 °C e comece a montar a torta.

Retire a massa da geladeira e abra-a em forma de retângulo – ou outro formato bonito que desejar – sobre uma bancada polvilhada com um pouco de farinha. A massa aberta deve caber com conforto em uma assadeira não muito alta. Massa folhada prefere ser assada em chapas sem bordas.

Gosto de fazer um retângulo não muito regular, abrindo a massa com, no máximo, 3 mm de espessura. Se a assadeira escolhida não for antiaderente, unte-a com manteiga e polvilhe com farinha. Acomode a massa na assadeira e, com uma espátula, espalhe o creme frangipane por cima dela, deixando pelo menos 5 mm livres antes de chegar às bordas. Disponha os pedaços de pera fazendo um pouquinho de pressão para eles afundarem no creme de amêndoas. Polvilhe com açúcar cristal e leve ao forno preaquecido.

Asse por 20 minutos. Abra a porta e levante a base da torta com cuidado, usando uma espátula, para ver se está assada por baixo. Se achar que ainda falta, deixe por mais alguns minutos.
É possível que a massa já esteja sequinha e no ponto, mas as peras e o creme ainda estejam pálidos.

Caso isso aconteça, aumente um pouco a temperatura do forno e asse por mais uns 10 minutos.

Cuidado para não queimar a massa.

Retire e corte enquanto ainda estiver quente.

Sirva quente ou morna com o iogurte e a calda do cozimento das peras.

Leia também: