Posted by Gilberto Dimenstein on Thursday, August 17, 2017

Vencedor do concurso de solistas promovido pela Orquestra Sinfônica de São Paulo, o adolescente violoncelista Luiz Fernando Venturelli faz sua última apresentação em solo brasileiro no próximo domingo, 27 de agosto, às 14h - ele recebeu uma bolsa integral para estudar em uma das melhores escolas de música dos Estados Unidos.

A última apresentação terá um significado: será numa pequena praça no Parque da Vila Madalena, em São Paulo. Esta praça, adotada pelo Catraca Livre, traduz um projeto lançado para comemorar nossos 9 anos de existência: as gentilezas urbanas.

  • Gentilezas Urbanas são pequenas ações que podem fazer um mundo melhor: cuidar de uma praça, por exemplo.

Mas o jovem violoncelista carrega mais significados. Ele desenvolveu sua habilidade, agora reconhecida, em um dos mais importantes projetos de inclusão cultural: uma orquestra sinfônica criada na comunidade de Heliópolis.

Créditos:

Escada da rua Pratapio, na Vila Madalena (São Paulo)

A música na pracinha se insere num programa maior: como parte de importância que damos às gentilezas urbanas, ajudamos a criar o Parque da Vila Madalena, onde estamos localizados. O Beco do Batman, uma das maiores galerias a céu aberto do mundo, antes usado como estacionamento, hoje é proibido para carros.

Aos domingos, ruas oferecem música gratuita de qualidade; espaços deteriorados foram recuperados. Essas ações fizeram do Parque da Vila, segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", o novo polo criativo da cidade.

Neste feriado, o Parque da Vila Madalena vai mostrar o melhor de sua alma criativa: degustação de queijos artesanais no Beco do Batman, feira gastronômica, concertos de jazz e música erudita, brincadeiras para as crianças. Veja aqui a programação--http://bit.ly/2pHdypdA maioria das atividades é gratuita. Além disso, a 99 oferece R$ 20,00 para ir ou voltar aos eventos.

Posted by Gilberto Dimenstein on Saturday, April 2, 2016

Neste mesmo domingo, estamos apoiando, no Parque da Vila, um festival de música criado pela 99taxis.

Em torno das gentilezas urbanas, estamos reunindo, na próxima segunda-feira, dia 28, à noite, artistas, agentes culturais, empresários, executivos e fundações para apoiar projetos sociais. Haverá um show com Mônica Salmaso, Renato Braz e Karine Telles, acompanhados de 65 cantores do coro do Vila Madalena, interpretando canções de Milton Nascimento. Também se apresentarão no evento o maestro João Carlos Martins, acompanhado do do pianista Davi Campolongo, e a Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

São projetos como a plataforma digital Horas da Vida, em que médicos doam consultas e exames para entidades sociais; a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, que busca recursos para transmitir pela internet seu concertos; o pianista Davi Campolongo, de 10 anos, que está em busca de bolsa de estudos - ele faz o papel de João Carlos Martins no filme sobre a vida do maestro. Vamos apoiar também o tenor, filho de boia-fria, Jean William.

Créditos:

Antes: Praça José Afonso de Almeida

divulgação

Créditos: divulgação

Depois:Parque da Vila Madalena, em São Paulo

  • Veja também:

Aniversário de 9 anos do Catraca Livre tem sarau da Banda Eva