Dia das Boas Ações estimula o voluntariado em causas sociais

Doar é um movimento que engloba diversas ações. Nós doamos sangue, tempo em uma conversa com os amigos, nosso conhecimento e tantas outras coisas. Para concentrar esforços, mostrar que cada causa tem um propósito diferente, mas todas possuem um efeito infinito, o “Dia das Boas Ações” acontece em quatro capitais. O objetivo é despertar as pessoas para engajamento em diferentes causas sociais.

Quem patrocina as ações é a AMA água mineral que reverte 100% do lucro para projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro e tem a produção da Muda Cultural.

Espetáculos, música, oficinas com as temáticas de sustentabilidade, diversidade e educação são algumas das atividades que estimulam as ações. O projeto realizado aqui no Brasil pela Atados, uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o interesse nas mais diversas possibilidades de voluntariado. No ano passado, a primeira vez do evento no país, as atividades aconteceram em mais de 40 cidades, beneficiou mais de 40 mil pessoas e quase 300 iniciativas.

“Queremos gerar oportunidades de engajamento em causas sociais, despertando o sentimento de coletividade, para mostrar que gerar impactos positivos na vida das pessoas pode começar com um gesto simples”, explica Nina Scheliga, uma das coordenadoras do evento. Os principais eventos ocorrerem nas cidades de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, Rio de Janeiro, no Parque Garota de Ipanema, Brasília, no Parque da Cidade, e Salvador, na Nossa Casa Colaborativa – Rio Vermelho.

Em São Paulo, a programação começa no dia 01 de abril na Casa de Cultura Campo Limpo, Casa de Cultura Brasilândia e Casa de Cultura Vila Guilherme, a partir das 14h, com música, dança e saraus. No domingo, a programação variada continua no Parque Ibirapuera, com destaque para instituições ou coletivos que atuam em diversas causas como: teatro com Refugo Urbano, da Trupe DuNavô, e Zôo-Ilógico, da Cia Truks, Barbatuques, Slam das Minas, Sarau do Binho e Sambada do Instituto Brincante com a participação especial do Antônio Nóbrega, entre outras.

Os cariocas também não ficam de fora da festa. As crianças ganham uma programação pra lá de divertida com o Roda de Palhaço, Boi Bumbá e Terreirada Cearense. Os animais também são bem-vindos, mas se você ainda não tem um acontece uma feira de adoção durante o evento. Também têm vez a Sustentabilidade, com debates de curadoria do projeto #Colabora, e Feminismo, com curadoria do Feminicidade e participação do Meu Rio e Todas por Todas.

As mulheres empreendedoras do favela gourmet, projeto da Asplande e os Refoodgees (gastronomia feita por refugiados) garantem pratos deliciosos pra galera.

Música e dança invadem o palco em Brasília com a participação dos grupos musicais Duo Alvenaria, Banda Tiju, Cantigas Boleráveis, apresentações circenses, show de comédia e espetáculo de ballet. O terceiro setor, representatividade feminina, autismo e voluntário são temas de painéis de discussões importantes.

Duas ações especiais também merecem destaque na lista de atividades que abre o mês de abril. Em uma creche na cidade de Barreira, no Ceará, haverá a construção de uma cisterna de 52 mil litros. Em Salvador, a programação acontece no domingo, com Capoeira do Terreiro de Jesus, apresentação de dança do Grupo Mistura e Convidados e percussão com Alas ADALABMIT.

Ser voluntário é compartilhar um pouco do seu tempo com alguém ou algo, valorize seu conhecimento e divida um momento. Para conferir a programação, acesse: www.diadasboasacoes.com.br.