H&M faz campanha com modelo muçulmana usando véu e desafia padrões

A gigante de fast-fashion sueca H&M criou burburinho com o vídeo de sua última campanha, lançado em setembro. O que levou inúmeros sites e revistas a comentar tanto o comercial? Uma modelo usando um Hijab, o lenço que cobre a cabeça de algumas muçulmanas. Veja na marca dos 55 segundos:

O comercial gerou críticas por parte de muçulmanos mais conservadores. A modelo londrina que aparece na película, Maria Hidrissi, comentou a polêmica gerada no mundo islâmico (que miram especialmente a modéstia e os limites de usar o hijab como acessório fashion) com a seguinte declaração à NBC News: “eu não estou usando (o hijab) por moda e ‘ah, eu também sou muçulmana’. Primeiro eu sou muçulmana e depois eu também quero tornar o meu hijab um pouco mais fashion”.

Idrissi, que foi selecionada por um olheiro no Instagram, é apenas uma das muitas meninas muçulmanas super estilosas que dividem selfies e hashtags apoiando o uso do hijab, como a @themuslimgirlblog. É uma população que têm sido ignorada pelas grandes marcas e que agora envia mensagens de apoio à modelo por ajudar a transformar o hijab em mainstream na indústria fashion e na cultura popular ocidental.

Fora do âmbito religioso, a campanha não gerou menos debate e foi censurada por sua suposta mensagem política. Convenientemente, esses críticos esquecem de mencionar que há 1:30 minutos de vídeo com todo tipo de gente e que a não-inclusão de uma pessoa declaradamente muçulmana seria uma mensagem política muito mais grave, embora menos desafiadora dos padrões vigentes na publicidade.

Confira a matéria completa aqui: H&M faz campanha com modelo muçulmana usando véu e desafia padrões.

Quer saber mais sobre Dubai? Visite a página e siga as redes sociais no FacebookInstagram e Twitter.