ondemand_video Vídeos do Catraca

Neste ano o DW! Design Weekend elaborou duas ativações para incentivar os paulistanos a conhecerem e usufruírem São Paulo de uma forma diferente, enquanto visitam as mais de cem atrações disponíveis na programação que segue até domingo. Após o evento, as atividades continuam como parte do legado do DW! 2014 para a capital paulistana.

Um Jardim Pop Up em meio a uma das Praças mais emblemáticas da cidade, o Largo da Batata, é a proposta do DW! para incentivar a discussão sobre o uso do espaço público e a criação de mais áreas verdes em São Paulo. Por meio deste oásis de 200 m², a ação inédita pretende gerar reflexão e discussão sobre a importância da arborização e o ajardinamento da capital paulistana, bem como o incentivo a criação de mobiliários urbanos que tenham como premissa espaço para área verde. Há ainda uma proposta educacional e ecológica, incentivando os cidadãos a adotarem uma árvore na cidade em que vivem. “A arborização e criação de mais áreas verdes são essenciais para a cidade e têm funções vitais, como propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves, diminuir a poluição sonora e valorizar a qualidade de vida local”, acrescenta Lauro Andrade, idealizador do Design Weekend e da ação junto com o grupo Design OK.

A Prefeitura de São Paulo abraçou a proposta do DW! e irá manter o Jardim construído no Largo da Batata. Um documento foi assinado durante cerimônia que ocorreu neste domingo (17) pela manhã, oficializando a doação da área verde para a capital paulistana, sob cuidados da Prefeitura e dos movimentos sociais do Largo da Batata. Lauro Andrade, Gustavo Freiberg – Supervisor de Cultura da Subprefeitura de Pinheiros –, representantes do Design Ok e do movimento “A Batata Precisa de Você” estavam na ocasião.

O Jardim, arborizado e com mobiliário urbano feito de material sustentável oferece um espaço para quem quiser descansar e aproveitar São Paulo com um toque de natureza. A inovação tem apoio institucional da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, da Sub Prefeitura de Pinheiros, do Movimento "A Batata Precisa de Você", e conta com apoio do Estúdio Tato, Fahrer Design, H2C Arquitetura, LLussa Marcenaria, Marcenaria São Paulo, Marton Estudio, Pesca Pinheiros, Questto Nó, Tau Joy Promoções e Zoom Urbanismo Arquitetura e Design.

Além disso, nesta edição, o Design Weekend estimula o uso de bicicletas como melhoria da mobilidade urbana, em duas ações complementares, propondo às pessoas que saiam de seus carros e conheçam São Paulo de bike ou a pé. A primeira é a inauguração da Rota Faria Lima Arq Design, novo circuito de bicicleta da BikeTourSP. Nesta atividade, ciclistas de todos os níveis - de crianças a idosos - poderão fazer um roteiro customizado, passando por atrações que fazem parte da história, arquitetura e design paulistanos, enquanto ouvem um "áudio-tour" em português e inglês com narração desenvolvida especialmente para o DW!. Depois do evento, a ação continua disponível todos os domingos para a populaç

O segundo projeto, intitulado Passeando de bicicleta, re-conheci São Paulo, disponibilizará três bicicletários, com bancos, assinados pela Mekal e Atelier Marko Brajovic. O projeto foi concebido e realizado pelo Coletivo Amor de Madre, com apoio da Aperam. Durante os quatro dias do evento, as peças estarão em três pontos estratégicos de circulação, à disposição dos ciclistas e pedestres: na Praça Civita, loja Mekal e Museu da Casa Brasileira. Após o término do festival, um bicicletário será levado para a Semana de Design de Pequim e os outros serão doados para museus de São Paulo. Nos finais de semana, a empresa Compartibike disponibilizará bicicletas da Lilt Cycles nestes três pontos para locação.