Livros “esquecidos” incentivam hábito da leitura e espalham conhecimento em todo Brasil

Desde que surgiu em 2013 na capital paulista, projeto "Esqueça um Livro" ganha versões em diferentes regiões do Brasil e reescreve a sina de um país que não lê

Já faz alguns anos que o conceito “Book Crossing”, que propõe o compartilhamento de livros  por meio de obras “esquecidas” em lugares públicos, ganhou adeptos e versões replicadas em diferentes lugares do Brasil. Em cidades da região dos Lagos, como Arraial do Cabo e Cabo Frio, um projeto chamado “Compartilhe um Livro” tem chamado atenção da população local.

Idealizada pela escritora Lorena Brites, o projeto acontece  por meio de dois processos: arrecadação e compartilhamento das obras, que são espalhadas por espaços públicos, como praças ou ônibus. Em sua página na internet, a autora atualiza informações sobre o projeto e divulga mais detalhes da campanha, que atua também em escolas e ONG’s.

Em São Paulo, projeto “Esqueça um Livro” abriu caminho para série de outras campanhas em todo país

Projeto chega ao Recife 

Multiplicado em inúmeras ações coletivas, ou mesmo individuais, o conceito de BookCrossing chegou também à capital pernambucana. Por lá, a campanha ganha destaque por seu viés solidário. Em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco, o estudante Ricardo Américo relatou sua experiência quando encontrou um livro, com um bilhetinho, no ônibus. “Ei, você que achou este livro, agora ele é seu. Escolhi este livro ‘Crônicas da Família’ porque quero que tenha um instante de paz em meio às turbulências diárias”.

No dia seguinte, o jovem não hesitou ao retribuir o gesto de gentileza e, a exemplo do que testemunhou, deu continuidade à campanha, “esquecendo” um livro com o objetivo de incentivar a leitura.