Paris leiloa ‘cadeados do amor’ para ajudar ONGs de refugiados

No último sábado, dia 13, a prefeitura de Paris decidiu leiloar os “cadeados do amor”, que foram retirados em 2014 após anos como atração turística nas pontes da capital francesa. O motivo? Ajudar organizações que atuam em prol dos refugiados.

Com participação de 400 inscritos, o leilão ocorreu no Crédit Municipal de Paris, mas poderia ser acompanhado pela internet no site Interencheres ou por telefone. Alguns lotes chegaram a custar entre mil a 2,4 mil euros.

Os cadeados foram retirados das pontes de Paris em 2014
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Os cadeados foram retirados das pontes de Paris em 2014

Todo o dinheiro arrecadado com a venda dos 150 conjuntos de cadeados da antiga Pont des Arts de Paris será destinado a três organizações que trabalham com a acolhida dos refugiados em Paris: Solipam, Exército da Salvação e Emmaüs Solidarité.

No entanto, o evento foi interrompido por um protesto de militantes da ultradireita, que se manifestaram em repúdio à arrecadação aos refugiados. O grupo foi convidado a se retirar do local, sem qualquer conflito.

Os cadeados nas pontes da cidade causaram problemas de segurança e degradação do patrimônio, e, por isso, tiveram que ser retirados há três anos.

  • Leia mais: