Projeto revitaliza espaços públicos por meio da arte urbana

De que maneira a arte pode auxiliar no desenvolvimento de comunidades de baixa renda e servir como canalizadora de iniciativas que melhorem a qualidade de vida das populações que habitam esses lugares? É essa pergunta que o ‘Transformações: Arte Urbana e Cidadania” pretende responder na prática com ações direcionadas ao distrito do Grajaú, na zona sul de São Paulo.

A ideia é revitalizar os espaços públicos da região por meio da arte urbana. Artistas brasileiros foram convidados para realizar intervenções nos muros da região. A ideia é aproveitar a riqueza dos movimentos artísticos do bairro e colaborar para aumentar a galeria a céu aberto muito presentes nas ruas do bairro.

 

Além da iniciativa, os moradores podem participar de oficinas que visam incrementar as possibilidades de geração de renda da população local. A ação atende principalmente os jovens da região do Grajaú com idades entre 12 e 30 anos e acontecerão em dois momentos: segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015.

De 4 a 30 de maio haverá uma mostra/documentos sobre o projeto com fotos, vídeos, objetos de papel mache realizados na comunidade e um painel gráfico coletivo realizado juntamente com os moradores do bairro.