Motoristas do Uber terão que tirar selfie para pegar corridas

Apesar de ser vastamente utilizado em várias capitais e cidades do país, o Uber ainda não conquistou todo mundo. Há quem seja cético ou desconfiado, duvidando da segurança do aplicativo – isso ocorre principalmente com as mulheres, que têm receio de entrar no carro de um estranho. Contudo, o Uber está implementando um novo sistema que pode tirar parte desses receios – e ele acaba de chegar ao Brasil.

Agora, a empresa vai inserir um recurso chamado “verificação de identidade em tempo real”, uma funcionalidade de segurança que utiliza o Microsoft Cognitive Services para proteger tanto os motoristas parceiros quanto os usuários. E o que é isso? Basicamente, o motorista precisa tirar uma selfie.

Motoristas do serviço terão que tirar selfies para confirmar a identidade.
Motoristas do serviço terão que tirar selfies para confirmar a identidade.

A ideia é simples: aleatoriamente, o aplicativo do Uber pode pedir para o motorista do app para tirar uma foto do próprio rosto antes de aceitar uma viagem ou ficar online no utilitário, tudo para que a empresa entenda que de fato o motorista é quem diz ser, evitando fraudes ou comprometimento da conta por terceiros. Exemplo: uma conta de motorista foi roubada e está sendo utilizada por sequestradores que aproveitam a oportunidade para agir como um motorista da companhia; com esse fator novo de segurança, isso pode ser evitado.

Veja mais informações no site do Tecmundo.