O jornalismo independente precisa de você

A ilustração de Alexandre de Maio é uma das recompensas do crowdfunding

A Agência Pública, uma organização sem fins lucrativos de jornalismo investigativo e independente, lançou no Catarse seu projeto de crowdfunding para ajudar a financiar uma série de dez matérias ao longo do ano.

Responsável por reportagens de fôlego em temas relevantes, como prostituição infantil, eleições e direitos humanos, a Pública não vende anúncios e cede gratuitamente seu conteúdo para veículos de todo o mundo.

Crowdfundig 2.0

A ideia é tornar o processo mais participativo e democrático, por isso os leitores irão eleger os temas das investigações e contribuir com a produção das reportagens, mantendo um diálogo aberto com editores e repórteres da Pública.

A doação mínima é de R$ 20 e todos os apoiadores passam a fazer parte do conselho editorial da instituição, entre outras recompensas. A meta é arrecadar 50 mil reais até o dia 7 de março. No dia 15 de cada mês, três propostas de pauta serão colocadas para votação em um site feito especialmente para o projeto.

Assim que a matéria for publicada, os jornalistas da Pública ficam disponíveis para participar de hangouts com os leitores. Também estão previstos encontros na redação para reunir leitores interessados e repórteres e um dia de workshop prático sobre como planejar e tocar uma pauta investigativa.

Saiba mais e participe.