Cidadania invisível: conheça pessoas que fazem a diferença com iniciativas inovadoras

Fora da engrenagem que engole as grandes cidades, onde a maioria se concentra apenas nas músicas que tocam em seus fones, existem pessoas que, com pequenas atitudes, transformam o lugar onde vivem e, consequentemente, deixam aquela ponta de esperança de que um mundo melhor é possível.

Apresentaremos aqui alguns exemplos transformadores de pessoas que conseguiram modificar a realidade que as cercam com diferentes iniciativas. São atitudes que permanecem invisíveis por mera questão de localidade ou falta de divulgação, mas que certamente podem te inspirar a repensar seus hábitos enquanto cidadão.

Carla Marinho, Maria Lívia e Amanda Letícia são jovens de lugares diferentes e se encontraram num curso pré-vestibular de São Paulo. Apesar de morarem numa cidade grande, perceberam que um dos grandes problemas dos estudantes de diversas regiões é a grande distância entre suas casas e as escolas. Essa constatação fez nascer o projeto De Bike pra Escola, que basicamente consiste em arrecadar bicicletas novas e usadas para alunos que moram longe.

As amigas Carla e Maria Lívia responsáveis pelo De Bike pra Escola

Já no extremo leste da capital paulista, mais precisamente na Vila Santa Inês, o artista plástico Elcio Torres viu que as casas azulejadas da comunidade poderiam se transformar em verdadeiras obras de arte. Ele idealizou e deu forma ao projeto Ateliê Azu, onde ensina crianças e adolescentes a desenvolverem práticas artísticas nos azulejos. As cerâmicas  são instaladas em casas ou paredes de diferentes ruas do bairro.

Projeto Ateliê Azu leva arte para os muros

Agora, imagine uma loja na qual todos os produtos são doados para aqueles que mais necessitam? Quem teve essa ideia foram as estilistas Cristiana Ventura e Marina Pestanha. As duas têm uma carreira consolidada na indústria da moda e em suas andanças pelo bairro Bom Retiro, perceberam que havia muitas moradoras de rua que tentavam, à sua maneira, cuidar da própria imagem. A partir daí, tiveram a ideia de criar a Lojinha da Rua, iniciativa que consiste em distribuir peças de roupa, alimentos e corte de cabelo gratuito. O projeto é itinerante, de modo que todas as ações são informadas antecipadamente na página oficial do Facebook.

Lojinha de Rua é um projeto itinerante de boa ação