Curador diz que encontrou rascunho de Mona Lisa nua

Obra é a mais famosa do italiano Leonardo da Vinci

Gravura feita em carvão de mulher nua seria um ‘rascunho’ de Mona Lisa

Uma gravura feita em carvão de uma mulher nua está sendo atribuída à famosa Mona Lisa, pintura clássica de Leonardo da Vinci.

A figura nua é conhecida como Monna Vanna e, há 150 anos, pertence a uma coleção de obras de arte do estúdio de Leonardo da Vinci. Só que até então, não havia indícios de que o artista teria trabalhado na obra.

Veja:

Entretanto, especialistas encontraram indícios de que Da Vinci teria trabalhado em ambas as obras. Testes realizados no Museu do Louvre, em Paris, sugerem que a gravura carrega em parte a assinatura do artista.

Em entrevista ao site de agência AFP, o curador Mathieu Deldicque disse que “o desenho tem uma qualidade na forma como o rosto e as mãos são apresentados que é de fato notável”. Ele diz ainda que o trabalho não é uma cópia inferior e pode sim ter sido feito em paralelo à Mona Lisa.

Atualmente, o esboço feito em carvão pertence, desde 1862,  à coleção de arte renascentista do Museu Condé, no Palácio de Chantilly, ao norte de Paris.

Sobre Leonardo e Monalisa

Um dos grandes artistas renascentistas italianos, Leonardo da Vinci viveu entre 1452 e 1519. Sua pintura mais famosa é Mona Lisa, pintada à óleo e conhecida originalmente como “La Gioconda”, a obra é famosa por seu sorriso.

Não se sabe quem de fato foi Mana Lisa, mas a teoria mais aceita é que o retrato seria de Lisa Gherardini, e foi encomendado por Francesco del Giocondo, seu marido, um famoso comerciante de roupas e oficial de Florença.

Leia mais: