Diante de ameaça de terrorismo, belgas respondem com fotos de gatos

Diante da ameaça de terrorismo, a polícia da Bélgica pediu na noite deste domingo (23) que os cidadãos permanecessem em suas casas e não publicassem nas redes sociais informações sobre a grande operação de busca por suspeitos em Bruxelas. A medida foi tomada por questões de segurança.

Os belgas encontraram uma forma inusitada para reagir à situação: compartilhar fotos de seus gatos com a hashtag #BrusselsLockdown (#BloqueioEmBruxelas). Quando as operações terminaram, cerca de 16 suspeitos foram presos. As autoridades agradeceram a população pela cooperação e a polícia publicou um pote de ração em homenagem aos gatos: “Aos gatos que nos ajudaram ontem à noite… Sirvam-se!”.

“Não compartilhe informações sobre a situação do #BloqueioEmBruxelas que possam ajudar suspeitos. Confunda-os com fotos de #gatos”
Créditos: Heloisa
“Não compartilhe informações sobre a situação do #BloqueioEmBruxelas que possam ajudar suspeitos. Confunda-os com fotos de #gatos”

Com os atentados em Paris no dia 13 de novembro, que deixaram 130 mortos, as autoridades belgas têm feito diversas operações para encontrar suspeitos de envolvimento com terrorismo. Neste fim de semana, foi decretado alerta máximo de ataque em Bruxelas.

A Bélgica está no centro das investigações dos ataques em Paris, pois é o país europeu que produz o maior número de combatentes islamitas em proporção a sua população. Em conexão com os atentados, três suspeitos foram detidos no país e acusados de terrorismo pela justiça. Veja mais imagens: