Tudo o que já aconteceu sobre o sumiço de jovem no Acre até agora

Nesta quinta-feira, completa um mês que um jovem sumiu de casa deixando muito mistério

Uma das imagens encontradas no quarto de Bruno Borges

O desaparecimento de Bruno Borges, de 25, completou um mês nesta quinta-feira, 27.

O estudante de psicologia, de Rio Branco (Acre), simplesmente sumiu, deixando para trás livros, uma estátua de Giordano Bruno, escritos nas paredes e muito mistério.

O caso parou a internet, que começou a tentar entender o que pode ter acontecido, além de render uma investigação policial e muita angústia à família, que ainda não sabe o que aconteceu.

O Catraca Livre separou o que aconteceu até agora a respeito do caso. Confira:

Teorias

No começo, foi cogitada a possibilidade de que o sumiço do jovem fosse uma pegadinha do Não Salvo, o primeiro site a repercutir o caso. Mas essa teoria foi derrubada.

O youtuber Cid, criador do site, gravou um vídeo no qual desmente essa versão. “Eu posso garantir que o Não Salvo não tem nada a ver com isso. Eu tiro o meu corpo fora. Pode ficar tranquilo”, disse ele neste vídeo. O caso poderia ser uma ação de marketing, segundo Cid.

A internet também levantou suas teorias, que vão desde a chance dele ter sido abduzido (Bruno se interessava por temas ligados à ufologia) até ter virado uma estátua – uma escultura do filósofo Giordano Bruno, avaliada em R$ 7 mil, foi encontrada no quarto do jovem.

O escultor responsável pelo trabalho também deu sua opinião sobre o caso. “A maioria não entende, mas eu o conheço há muito tempo. Dá para acreditar que foi reencarnado Giordano Bruno nele”, disse o artista plástico Jorge Rivasplata ao site G1.

Caso de polícia e apreensão da família

O desaparecimento de Bruno continua sendo investigado pela Polícia Civil. O delegado Carlos Flávio Portela disse ao site Extra que a entidade investiga as informações que têm e tem checado os locais por onde o estudante pode ter passado.

“Tudo indica que ele saiu voluntariamente e não foi vítima de nenhum crime. Temos investigado. Nós checamos todas as informações e mantemos contato com a família dele, mas ele pode estar em qualquer lugar, seja nas proximidades ou em países vizinhos”, disse o delegado ao mesmo site.

Na época do sumiço, a polícia disse que nenhuma possibilidade era descartada. A Interpol chegou a ser acionada sobre o sumiço.

Enquanto isso, a família segue angustiada sem informações do jovem. “Infelizmente, todo dia é mais uma angústia. A gente está torcendo para que isso acabe logo, para que possamos viver normalmente”, disse Athos Borges, pai de Bruno, ao Extra.

Tradução de livros

A mesma reportagem revelou que a família já traduziu três dos 14 livros que Bruno Borges deixou escrito antes de sumir, todos eles criptografados. A família disse também que não vai dizer nada sobre o conteúdo das escrituras.

Os códigos usados pelo jovem têm semelhança com o “Manual do Escoteiro Mirim”, uma série de histórias infantis de Huguinho, Zezinho e Luisinho, sobrinhos do Pato Donald. A história trazia o “código marciano”, que seria utilizado para criar mensagens secretas.

Jogos e memes

Os desenvolvedores de jogos não perderam tempo com o caso: é possível tentar se divertir com joguinhos de celular como “Alquimistas do Acre” ou “Menino do Acre”.

Os desenvolvedores deste último disseram ao G1 que ficaram preocupados com o desaparecimento, além de afirmar que a obra de humor é baseada nos mistérios do quarto, não no sumiço.

Além disso, a internet brasileira, que não perdoa absolutamente nada, produziu alguns memes quando o caso estourou. Veja alguns:





A Polícia Civil do Acre afirma que segue trabalhando no caso. Para quem tiver informações, os contatos da entidade estão neste link.

  • Leia também: