Um novo mapa mundi está para chegar. Será que essa versão pega?

Arquiteto japonês cria um novo mapa mundi que mantém a uniformidade de tamanho entre todas as áreas do planeta
Arquiteto japonês cria um novo mapa mundi que mantém a uniformidade de tamanho entre todas as áreas do planeta

Um arquiteto japonês chamado Hajime Narukawa alega ter solucionado um problema secular: como desenhar a nossa Terra circular em uma projeção cartográfica plana. Narukawa desenhou um novo mapa mundi chamado AuthaGraph, que, segundo ele, resolve muito bem a questão.

O resultado é completamente diferente daquele bom e velho modelo que todo mundo aprendeu e decorou na escola, o conhecido Mapa de Mercator, projeção cartográfica elaborada pelo geógrafo, cartógrafo e matemático Gerhard Mercator, no século XVI, e em voga até hoje.

O objetivo de Narukawa com o novo desenho é tentar enquadrar com o máximo de fidelidade possível os componentes físicos do mundo em um retângulo 2D. Para alcançar o resultado, que ele acredita ser o mais preciso, o arquiteto dividiu o mundo em 96 triângulos, transformando-o em um tetraedro para depois desdobrá-lo em um retângulo (oi?).

Ao contrário do mapa mundi que estamos acostumados e que aumenta as dimensões de áreas como a Groelândia e diminui áreas centrais como a África, a versão de Narukawa mantém a uniformidade de tamanho entre todas as regiões.

O arquiteto elaborou a primeira projeção da sua versão do mapa mundi em 1999. Ano passado, o projeto de Narukawa ganhou um prêmio de design no Japão.

Será que, em breve, teremos um novo mapa mundi para chamar de nosso?

  • Leia mais: