Você sabe o significado dos nomes das marcas que mais usa?

Em um mundo extremamente consumista, o nome de uma marca é um de seus bens mais preciosos e é o que a diferencia da concorrência. É por meio dele que as identificamos e construímos a imagem de cada marca em nosso consciente,  associando-a assim a logos, estilos, qualidade dos produtos, faixa de preços etc.

Mas você sabe realmente o que os nomes das marcas que você usa querem dizer? Te ajudamos nessa tarefa que vai te surpreender e mostramos o significado do nome de importantes marcas abaixo:

Pepsi
  • Pepsi – A marca de refrigerantes foi batizada a partir de um termo médico para indigestão. Inicialmente, a bebida se chamava “Brad’s Drink”, mas o nome foi alterado porque o dono da empresa acreditava que o refrigerante ajudava na digestão. Nascia assim o nome “Pepsi-Cola”, tirado da palavra dispepsia, ou seja, indigestão.
  • Adidas – A marca esportiva tem um nome derivado do nome do próprio fundador da empresa, Adolf Dassler. O nome combina seu apelido, Adi, e as três primeiras letras de seu sobrenome, simples assim.
  • Zara – Originalmente, a marca de roupas ganharia o nome a partir do filme “Zorba the Greek”, mas o nome foi alterado porque a primeira loja abriria a apenas duas quadras de um bar também chamado Zorba. Depois de já ter encomendado os moldes para o letreiro da loja, o dono teve que rearranjar as letras que já tinha e daí surgiu o nome Zara.
Google
  • Google – O nome Google surgiu a partir de um erro de digitação. Durante um brainstorming de sugestões de nomes, o termo  “googolplex” foi citado. A palavra significa “um dos maiores números descrevíveis. Mas um dos alunos acidentalmente soletrou a palabra Google, e a empresa decidiu que este seria o nome de sua marca.
  • Starbucks – A rede de cafeteria amada pelos hipsters foi batizada a partir do nome de um personagem do livro “Moby Dick”, de Herman Melville.
  • GAP – Em inglês, a palavra “gap” quer dizer lacuna. Inaugurada em 1969, em uma época que o conceito de adolescente estava começando a ser utilizado, a marca foi batizada de GAP para fazer uma alusão à diferença geracional entre adultos e crianças.
  • Häagen-Dazs –  A marca foi batizada como uma forma de homenagear a Dinamarca, mas o nome não quer dizer nada, já que, na verdade, foi inventado pelo dono da empresa. Judeu, ele quis prestar uma homenagem ao único país que abriu os braços para salvar os judeus durante a Segunda Guerra.
Nike
  • Nike – A marca esportiva foi buscar inspiração para seu nome na mitologia grega. Nike é o nome da deusa da vitória.
  • Amazon – Esse nome é fácil. O rio Amazonas, o maior do mundo em comprimento, serviu de inspiração para o site da maior livraria online do mundo. A primeira logo do site, inclusive, fazia alusão ao rio.
  • Monsanto – A empresa foi batizada a partir do nome do meio da esposa de seu dono, Olga Monsanto Queeny.
  • Gatorate – Uma equipe de médicos da Universidade da Flórida desenvolveu a bebida esportiva para os jogadores de futebol do time Florida Gators, que estavam tendo dificuldades para jogar no calor.
  • McDonald’s – A rede de fast food foi batizada a partir do nome de dois irmãos que gerenciavam uma hamburgueria na Califórnia. Raymond Kroc, fundador da companhia, expandiu o negócios dos irmãos e decidiu usar o nome deles como marca da rede.
  • Leia mais: