O pneu que está careca ou furado e que serve mais para o carro pode ser muito útil na decoração ao invés de ser descartado ou ficar abandonado em um canto da casa. Ele servirá de matéria-prima para fazer um pufe ecológico.

Com a ajuda de uma corda de sisal, o pneu será revestido por completo e ficará de cara nova. Além de pufe, ele também pode ser utilizado como mesinha de centro na sala e até cama para o gato ou cachorro.

Confira quais os materiais necessários e como fazer passo a passo:

Materiais

- Pneu;
- MDF de 6 mm cortado em dois discos com 55 cm de diâmetro;
- Seis parafusos;
- Furadeira com broca do tamanho do corpo do parafuso;
- Chave de fenda ou Phillips;
- Pistola de cola quente e dois pacotes com seis tubos de cola cada;
- 5 kg de corda de sisal natural torcida de 10 mm;
- Tesoura;
- Pincel;
- Seladora concentrada, da Sayerlack (900 ml).

Como fazer

1)      Limpe o pneu com um pano seco e caso ele esteja bem sujo lave-o e deixe secar por completo. Coloque um disco de MDF sobre o pneu e com a furadeira faça três furos na borda, espaçados um do outro, até atravessar a borracha do pneu. Faça isso dos dois lados.
2)     Utilize uma chave de fenda ou Phillips, dependendo dos parafusos escolhidos, para apertá-los até nivelá-los com a madeira.

 

3)      Para obter o acabamento perfeito, comece a colocar a corda pelo centro da circunferência. Com a pistola, aplique a cola quente na madeira e cole uma das pontas da corda de sisal, pressionando para aderir bem.
4)     Enrole a corda, sempre passando mais cola antes e cada volta.

5)      Após cobrir todo disco de MDF com a corda, aplique cola tanto na madeira quanto na borracha para obter um bom acabamento.
6)     Vire o pneu do outro lado para revestir a borracha com a corda até a altura da borda do disco de MDF.

7)      Para evitar que a trança do sisal se desfaça, passe a cola na ponta e grude-a na borracha do pneu. Não é necessário revestir de corda a base de madeira que ficará em contato com o chão.
8)     Faça o acabamento utilizando o pincel para aplicar a seladora na parte revestida com a corda. Passe outra demão após uma hora.  O produto secará em um dia, porém a cura total ocorre em duas semanas. É importante passar duas demãos para abaixar os fiapos do sisal que podem incomodar.

Onde comprar os materiais

Peg&Faça
SisalSul Fibras Naturais
Casa das Cordas
Lojão do MDF

Veja a matéria na íntegra