Legado olímpico: 15 soluções tecnológicas que ficarão para o Rio

Durante os Jogos Olímpicos, uma série de soluções tecnológicas deixou a cidade do Rio de Janeiro mais conectada. O Porto Maravilha, área portuária revitalizada, tornou-se um laboratório urbano, onde foi instalada uma plataforma de inovação – que inclui, entre outras coisas, sinal de Wi-Fi público cobrindo mais de 100 mil metros quadrados da região. O projeto fez parte do Programa de Inovação Urbana da Cisco, realizado em parceria com a Prefeitura do Rio.

Ao todo, foram desenvolvidos 15 serviços inteligentes urbanos, incluindo a participação de cidadãos comuns e de startups.  Todos focados em cultura, acessibilidade, turismo e colaboração e que deixaram o espaço mais atraente para o convívio de turistas e moradores.

Uma das soluções desenvolvidas foi o “Guia do Porto”, disponível nos quatro quiosques interativos instalados na região que informam, através de telas sensíveis ao toque, a agenda cultural e a localização das principais atrações. A plataforma disponibiliza diversas outras informações, incluindo o mapeamento de 20km de rotas acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, feito em colaboração com a startup Livrit. O app colaborativo informa barreiras existentes nas calçadas e estabelecimentos.

 
 

Uma versão móvel do guia está disponível para download em smartphones por meio do aplicativo “Guia Inteligente” (iphone e Android).  O usuário pode criar seus próprios roteiros turísticos usando um mapa com informações sobre os pontos mais interessantes do Porto Maravilha de acordo com seu interesse e tempo disponível.

Esse e outros recursos, que foram desenvolvidos para os Jogos, continuarão disponíveis na cidade. Turistas e moradores poderão continuarão usufruindo deste legado.

Confira outras soluções do legado tecnológico deixado para o Rio:

Datasensing

O programa “DataSensing: Experiências em Internet das Coisas (IoT)” é uma parceria com o Museu do Amanhã que mostra como aproveitar a força da tecnologia para criar um ambiente de inovação e colaboração que possibilite ao cidadão deixar de ser um agente consumidor e se tornar um agente transformador, fomentando o uso da tecnologia e dos dados. A parceria permitirá que artistas digitais, desenvolvedores de aplicativos, engenheiros, estudantes, pesquisadores e outros profissionais tenham acesso à plataforma conectada da Cisco no Porto Maravilha e aos dados coletados em tempo real.

Ouça a cidade

O aplicativo (iOS e Android) reúne dados coletados pela plataforma tecnológica da Cisco sobre mobilidade urbana, tempo, engajamento nas redes sociais e conectividade e transforma as informações em melodias musicais.

 Rio City Info

 
 

É um serviço de assistência digital e virtual que possibilita ao usuário trocar informações turísticas com agentes da RIOTUR em tempo real. Ainda é possível selecionar o idioma que gostaria de ser atendido (português, inglês e espanhol). Após os Jogos, o serviço estará disponível na Pier Mauá, Rodoviária Novo Rio, Aeroporto do Galeão e Shopping Rio-Sul.

Áudio Alerta

É um sistema de áudio/vídeo vigilância que atua na detecção de sons incomuns e no envio de alertas para o Centro de Comando e Controle do Porto Maravilha, com o objetivo de aumentar a segurança na região.

Para conhecer todas as 15 soluções, clique aqui.