Uma empresa britânica chamada Pro-Teq desenvolveu uma espécie de solução que consegue criar um iluminado rastro de estrelas no chão. Chamado de Starpath, o produto, quando aplicado, deixa a superfície antiderrapante e impermeável, além de dar a ela um pouco de luz. Isso acontece porque sua composição química consegue absorver e armazenar a energia dos raios UV.

Segundo seus criadores, o produto se ajusta à quantidade de luz natural, aumentando ou diminuindo seu brilho de acordo com a escuridão do ambiente. Acredita-se que o Starpath possa ser uma alternativa para iluminação pública, já que parece ideal para pedestres que caminhas durante a noite.

A técnica seria ainda mais rentável e menos trabalhosa do que a iluminação convencional – o processo de instalação levou menos de quatro horas para ser finalizado. A solução é composta de uma camada de poliuretano, seguida de uma do material responsável por captar os raios UV e, finalmente, de um revestimento superior poliaspártico. São cerca de 30 minutos para que cada uma seque.

Para quem quiser conferir o Starpath, ele está instalado atualmente na Inglaterra, cobrindo os 140 metros de um caminho que fica dentro do Christ’s Pieces Park, em Cambridge.

Via My Modern Met.