Ciclistas fazem ato contra decisão do MP de suspender ciclovias em SP

Nesta sexta-feira, dia 27, a Praça do Ciclista, em São Paulo, será ponto de encontro de mais uma massa crítica, que acontece toda última sexta-feira em vários lugares do mundo. Porém, desta vez, a bicicletada vai pedalar contra a ação do Ministério Público pedindo que a Prefeitura paralise todas obras de ciclovias na cidade. A concentração será às 18h, com saída prevista para 20h.

Ato a favor das ciclovias em SP acontece em várias capitais no Brasil

O ato já mobilizou coletivos de outras capitais brasileiras: ciclistas de Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, por exemplo, declararam apoio às ciclovias paulistanas.

“A bicicleta é uma peça fundamental na mobilidade urbana e sua infraestrutura também. O engajamento de outras cidades demonstra a demanda reprimida que existe em todo o país”, explica Daniel Costa, da Bicicletada Floripa. Confira neste link a lista de eventos.

Há também apoio internacional, vindo da Alemanha. “Tem uma sinergia mundial a favor desta solução. Esperamos que a mobilização [de sexta-feira] seja importante para trazer a pauta definitivamente como política pública no Brasil”, diz Pedro Queiroz Bruschi, um dos articuladores do evento de SP.

Atualmente, São Paulo possui 262,8 quilômetros de vias exclusivas aos ciclistas. Deste total, a atual gestão inaugurou 199,8 quilômetros desde junho de 2014, metade da meta proposta até o fim de 2016.

Um abaixo-assinado também engrossa o coro a favor das ciclovias. O documento leva a assinatura de coletivos como Bike Anjo, Bike é Legal, Ciclocidade e Vá de Bike.