10 documentários sobre mobilidade urbana

Texto: Karina Mendes Brandão

Para quem vive em uma grande cidade, como São Paulo, as questões relacionadas à mobilidade urbana fazem parte do dia-a-dia. Não é pouco frequente nos depararmos com situações em que o transporte coletivo deixa a desejar, por falta de estrutura ou superlotação, e mover-se em meio ao trânsito é um caos.

É pensando nisso que o Pegcar desenvolve um projeto que trabalha para amenizar essa realidade, oferecendo aluguel de veículos compartilhados por preços que cabem melhor no bolso e sem taxas escondidas que vão aparecendo de surpresa. Também pensando em dar ideias para melhorar a mobilidade urbana, elaborou uma lista com 10 documentários que falam do tema, com a sensibilidade e responsabilidade necessárias.

1. Perrengue – O desafio da mobilidade no Brasil (2013)

 
 

Nascido da indignação com o problema corriqueiro do trânsito paulistano o documentário “Perregue”, dirigido por Murilo Azevedo, mostra a história diária de 4 moradores da cidade de quatro pontos distantes de São Paulo com sua interação com o transporte público; a lotação e o estresse presentes na rotina de quem depende desses meios de transporte. O documentário também discute a formação da metrópole e da mobilidade dentro dela e o papel do carro no planejamento de grandes cidades, que frequentemente tem um papel muito central, em detrimento aos transportes públicos responsáveis pela mobilidade das massas,

2. 130 KM – Vida ao Extremo (2014)

 
 

A questão da mobilidade urbana em São Paulo é tão complicada que, já no ano seguinte a “Perrengue”, um novo documentário foi feito sobre um tema bastante parecido ao anterior. “130 km – Vida ao Extremo” foi dirigido por Luciano Trindade e Rodolfo de Macedo e mostra as dificuldades de 4 moradores de periferia de São Paulo. Eles vivem em bairros extremos da capital – Tiradentes, Tremembé, Raposo Tavares e Marsilac – e desafiam a imobilidade urbana existente na cidade.

Como milhares de paulistanos, os quatro personagens sentem na sua rotina diária a falta de estruturação da cidade ao longo de várias décadas e tem de percorrer, diariamente, longas distâncias em ônibus precários, em vias frequentemente congestionadas, para poderem chegar ao centro, onde há emprego, enquanto sonham com uma vida melhor.

3. Luto em luta (2012)

 
 

Documentário de 2012 e de direção de Pedro Serrano, Luto em Luta, como sugere o nome, apresenta a realidade trágica do trânsito de São Paulo, que chega a matar por ano mais gente do que as guerras. Buscando todas as facetas do tema, o diretor ouviu desde cidadãos comuns, até especialistas em trânsito, médicos, psicanalistas, jornalistas e políticos, passando por membros do movimento “Não Foi Acidente”, como Rafael Baltresca, que perdeu a mãe e a irmã em atropelamentos e segue buscando justiça.

Confira os outros 7 documentários dessa lista na íntegra do blog.