A cidade de Xiamen, no sudeste da China, está testando a primeira ciclovia elevada do país para reduzir o trânsito e a poluição. Com 7,6 km de extensão, a estrutura chega a atingir 5 metros de altura nos pontos mais altos.

A nova ciclovia conecta as cinco principais áreas residenciais e os três grandes bairros comerciais da cidade litorânea. De acordo com informações da companhia responsável pelo projeto, a construção poderá suportar o deslocamento de mais de duas mil bicicletas por hora.

 Com 7,6 km de extensão, a estrutura chega a atingir 5 metros de altura

Créditos: Reprodução / XMNN

Com 7,6 km de extensão, a estrutura chega a atingir 5 metros de altura

A pista está interligada a onze estações de ônibus e duas de metrô. No período de testes, ficará aberta das 6h30 às 22h30. No local, há 355 bikes para alugar.

A ciclovia também oferece abrigo aos ciclistas, pois parte dela foi construída abaixo da via elevada usada pelo BRT. A construção conta, ainda, com uma "tecnologia de monitoramento multi-sensor" e portões que serão fechados caso atinja a lotação.

Com informações do Bike É Legal

  • Na cidade de Eindhoven, ao sul da Holanda, existe uma via exclusiva inspirada no famoso quadro "A Noite Estrelada", do pintor holandês Vicent Van Gogh. Veja aqui.