Dicas para conquistar a unha perfeita

Por: Biah Percinoto

Você sabia que a redução de cosméticos como removedores de esmaltes e alguns cuidados básicos com a dieta podem te ajudar a conquistar as tão sonhadas unhas perfeitas?

Foto: Minha Vida

O site Minha Vida selecionou algumas dicas para quem quer fortalecer as unhas e dizer adeus ao amarelamento, porosidade, ondulações e outros problemas estéticos que envolvam a região. Confira:

1. Tire férias dos esmaltes
Acetonas e removedores de esmaltes são produtos extremamente agressivos para as unhas: quando usados com muita frequência podem causar ressecamento, aumentando a porosidade da região. Recomenda-se, portanto, pelo menos um dia da semana sem esmalte, ou vários dias, caso as unhas estejam muito maltratadas.

2. Cuidado ao lixar a unha
Nunca passe a lixa sobre a lâmina da unha, ou acabará retirando sua proteção natural, agravando o ressecamento da região.

3. Tenha uma alimentação balanceada
Ricas em proteína, as unhas podem ser prejudicadas caso o organismo da pessoa esteja em desequilíbrio. Invista, portanto, em uma alimentação variada e rica em ferro (vegetais verde escuro, carne vermelha, ovos e soja), vitaminas do complexo B (limão, mamão e pera) e zinco (nozes, ostras e caranguejo).

4. Aposte na base fortalecedora
Reagindo diretamente na queratina, a base fortalecedora deixa as unhas mais endurecidas, sai naturalmente com o tempo sem precisar de removedores, e ainda pode ser usada embaixo do seu esmalte , como proteção.

5. Use hidratante nas mãos
Hidratantes promovem maior maleabilidade das fibras da proteína, reforçando a unha e impedindo seu rompimento. Aconselha-se um reforço especial do produto na base das unhas, sobre as cutículas, onde há maior absorção dos nutrientes. Dê preferência aos que contêm óleos essenciais e ureia.

6. Ao limpar a casa, use luvas
Produtos de limpeza são extremamente agressivos para as unhas. Resolva o problema utilizando luvas impermeáveis sempre que possível.

7. Não remova inteiramente a cutícula
A cutícula é responsável por proteger a base das unhas contra a entrada de fungos e bactérias, por isso, ao ir a manicure, peça para que nem toda a cutícula seja cortada, mas apenas o excesso.

8. Corte e lixe as unhas
Ao cortar as unhas você elimina a parte mais frágil e sujeita a quebras, enquanto a lixa deixa a lâmina mais uniforme, evitando que a unha enganche e lasque. Especialistas afirmam que o procedimento deve ser feito a cada cinco ou sete dias.