Você não é a única pessoa que não consegue se desapegar daquele batom antigo, há meses sem uso, só por uma questão de carinho ou por um espírito prevenido ("vai que preciso dessa cor?"). Mas de verdade: talvez seja hora de você se livrar da sua maquiagem velha.

Cada produto de beleza antigo que a gente guarda só serve de terreno para mais bactérias se proliferarem. Assim, quando ignoramos datas de validade, podemos colocar a nossa própria saúde em risco.

Um post no Reddit procurou demonstrar o problema. Nele, uma pessoa com o nome de usuário @Semicolon_Expected, graduada em Ciências da Computação, passou cosméticos vencidos em placas de Petri, um recipiente que laboratórios usam para estudar a cultura de micro-organismos. Depois de três dias, já deu para ver o que se proliferou ali. Ah, e nem foi necessário usar uma incubadora; o próprio calor do verão no hemisfério norte foi suficiente:

Créditos: Reprodução / Reddit

O cosmético líquido antigo favoreceu a proliferação de muitas bactérias

Créditos: Reprodução / Reddit

Neste caso, um rímel foi estudado

@Semicolon_Expected apontou que nossos cosméticos não só acumulam bactéria do ambiente como também juntam os micro-organismos do nosso próprio corpo. E o problema só piora quando emprestamos produtos de beleza: você pode acabar entrando em contato com algo que lhe faz mal, mas ao que a outra pessoa tem imunidade.

Em outras palavras: é inevitável que tudo que usamos fique contaminado (lembre-se: nosso corpo inteiro possui micro-organismos - alguns bons, alguns ruins). Porém, os prazos de validade são determinados para nossa própria segurança; não os ignore!

Vale lembrar também que higienizar pincéis e esponjas de maquiagem é igualmente importante. Ferramentas sujas podem até mesmo favorecer o aparecimento de acne na pele. Confira dicas para limpar os acessórios da sua nécessaire:

Descubra a maquiagem de contorno perfeita para você