Jornalista tem o rosto modificado por pessoa de diferentes países

Buscando entender como são os padrões de beleza em diferentes culturas, a jornalista americana Esther Honi enviou uma fotografia de si mesma inalterada a mais de 40 aficionados do Photoshop, em todo o mundo, pedindo para que eles a deixassem bonita.

Assim nasceu o Before & After, projeto que contou com surpreendentes transformações de designers freelancers de mais de 25 países diferentes e pode ser considerado como o retrato original dos padrões de beleza em cada país.

Quando o jornalista Priscilla Yuki Wilson tentou replicar a façanha realizada por Honig,  no entanto, ela descobriu que sua origem mestiça deu outro tom às transformações realizadas pelos designers.

“Em contraste com os resultados de Honig, onde seu rosto tornou-se uma tela para expressar mais de uma dúzia de padrões de beleza contrastantes, descobri que meu rosto realmente desafiou a aplicação de photoshop “, escreveu Wilson em seu blog pessoal. “Como sou uma mulher mestiça, fruto da união de diferentes povos, parece ser mais difícil achar um padrão de beleza que se aplique a mim.”

De origem negra e nipônica, com este ensaio Wilson  buscou desafiar estes padrões inatingíveis de beleza. “Estou vivendo em uma cultura que ainda está se ajustando ao meu tipo de beleza”, explica. “A vida toda fui ensinada que a minha beleza natural não está de acordo com o tipo de padrão estético convencional, que dita que pele clara é melhor, cabelo liso é mais atraente e que pessoas magras são mais belas”.

Desta vez, 18 editores de fotografia de diferentes países responderam aos pedido de Wilson. Confira: