Assim como as roupas, maquiagem é uma parte do nosso estilo que está sujeita a muitas mudanças ao longo dos anos - seja porque tendências e cosméticos novos surgem no mercado ou porque nosso próprio gosto vai amadurecendo. Maquiagem muda com a evolução e descoberta da nossa própria identidade.

Até mesmo Kim Kardashian, celebridade cujo estilo tanto inspira a moda e a beleza atualmente, já se reinventou. Em seu site, ela contou que se diverte ao ver suas fotos antigas e constatar como ela mudou.

KKW Beauty Powder Contour & Highlight shoot shot by @gavinoneillphoto

A post shared by Kim Kardashian West (@kimkardashian) on

"Com o passar dos anos, experimentei muitas tendências de beleza. É divertido olhar para o passado e ver o antigo glamour que eu fazia - muito contorno, baking pesado embaixo dos olhos e cílios longos. Agora, tendo a ficar com um monocromático look nude. Gosto de deixar as coisas simples, mas ainda amo mudar de vez em quando, porque assim posso testar novos produtos", contou.

Kim também revelou que até mesmo sente um pouco de vergonha do seu visual antigo. "Mario [o maquiador dela] e eu costumávamos fazer um baking pesado. Em 2009 ou 2010, ter a parte abaixo dos olhos super clara era a moda, e eu absolutamente amava isso na época. Mas olhando para trás, às vezes eu parecia um pouco louca - especialmente com os flashes das câmeras fotográficas".

Fotos para referência:

Hoje:

Embed from Getty Images

Antigamente:

Embed from Getty Images

Na realidade, baking ainda é uma técnica super usada por muitas pessoas - especialmente pelas drag queens, que são rainhas dos truques de maquiagem. Ela envolve aplicar pó translúcido em algumas áreas do rosto, como embaixo dos olhos ou fazendo uma linha nas bochechas, logo abaixo do bronzer, esperar o cosmético reagir na pele e, então, remover o excesso com um pincel.

Quando se trata de maquiagem, o mais importante é a gente se sentir bem, não é?

Maquiador da Kim Kardashian dá dicas para usar iluminador