Ru Paul, Lupita e Whoopi Goldberg arrasam em calendário Pirelli

O calendário Pirelli 2018 está dominado por pessoas negras e dá uma aula de diversidade nesta edição

View this post on Instagram

There can only be one Queen, the Queen of our Hearts: @RuPaulOfficial. Take a look at the exclusive behind-the-scenes content from the 2018 #PirelliCalendar – link in bio. #InTheCal

A post shared by Pirelli (@pirelli) on

O calendário Pirelli 2018 está refletindo uma tendência que, para tristeza dos conservadores, é inevitável: o aumento da presença de pessoas negras, trans e de outros grupos em cada vez mais espaços de poder.

E a mídia é um deles. Ao contrário da hegemonia branca e heteronormativa que domina as revistas de moda, a mais nova edição do calendário traz uma drag queen em destaque e, de cabo a rabo, está recheada de profissionais negros.

A começar pelo editor da Vogue britânica, Edward Enninful, o primeiro negro a comandar a publicação. Ele disse ao The New York Times que a ideia de ter pessoas negras no ensaio (baseado em Alice no País das Maravilhas) foi dele, e não da Pirelli.

“[O ensaio] é sobre todos os credos, todas as cores, todos os tamanhos e pessoas apenas vivendo as suas verdades”, disse.

Essa diversidade está presente nos fotografados: a apresentadora Ru Paul, as atrizes Lupita Nyong’o e Whoopi Goldberg, a ex-modelo Naomi Campbell e o cantor Sean Combs.

Historicamente brancos, os personagens da história neste ensaio são um projeto para o mundo moderno, segundo Enninful. “Nunca houve uma Alice negra, então eu quis avançar no modo como figuras fantásticas do universo ficcional podem ser representadas e explorar ideias em evolução de beleza”, disse ele ao mesmo jornal.

Veja algumas das lindas imagens:

  • Leia mais: