O site Distractify listou 9 motivos que farão todas as pessoas que dormem com maquiagem repensarem seus hábitos. Veja quais são:

1. Não importa qual o tipo, toda pele sofre algum dano quando a maquiagem não é retirada antes de dormir

De acordo com a dermatologista Dennis Gross, dormir de maquiagem é "um dos maiores erros" que qualquer mulher pode cometer.

2. Quanto mais barata a maquiagem, maiores podem ser os danos para a pele

"Em geral, cosméticos de boa qualidade são feitos com base ingredientes de melhores, que fazem os produtos deslizar suavemente, durar mais tempo, causam menos rugas e "craquelam" menos, além de serem mais suaves na pele", relata Divine Caroline.

3. Dormir de maquiagem causa envelhecimento precoce

"As partículas grandes e pigmentos quebram ao longo do dia e ficam expostas a processos naturais, como poluentes e bactérias, fungos e ácaros. A maquiagem impede o importante papel da microcirculação, que ajuda a renovar a pele ", disse a dermatologista Jeannette Graf Daily Makeover. Isso acelera a degradação do colágeno, resultando em rugas.

4. Seus poros ficarão enormes

"Dormir de maquiagem pode bloquear os poros, deixando o óleo preso dentro na pele", disse o Dr. Gross Said. "Isto facilita o acúmulo de bactérias que resultam em poros dilatados - uma das razões pelas quais muitas mulheres usam maquiagem."

5. Pode causar cistos nos olhos
Em 2013, a repórter Anna Pursglove, do Daily Mail, documentou sua experiência de 30 dias dormindo com maquiagem todas as noites. No terceiro dia ela tinha "desenvolvido uma série de pequenos cistos brancos em torno dos cílios." Leia aqui o artigo completo em inglês.

6. Seus cílios podem cair
"Usar maquiagem nos olhos também durante o sono pode prejudicar os cílios," disse o Dr. Schlessinger ao site Bustle. "O rímel pode torná-los frágeis, fazendo com que se quebrem facilmente e caiam mais rápido." A Anna Pursglove comprovou a teoria em sua experiência: "Meus cílios, entretanto, pareciam ter grudado e se tornado dois mono-cílios gigantes, e aplicar a máscara  ficou cada vez mais difícil. Em várias ocasiões me peguei puxando os cílios em tufos fiquei realmente preocupada de que todos eles caíssem", escreveu.

7. Pode causar infecção nos olhos
Já reparou que suas pálpebras ficam inchadas depois que você dorme de maquiagem? De acordo com especialistas, isso pode ser o início de uma infecção. "Partículas de rímel entopem os folículos e os deixam irritados, como fariam com a pele," disse a Dra. Graf. "Se ocorrer irritação, o inchaço pode causar inflamação das pálpebras e conjuntivite, dependendo do tempo de permanência."

8. Lábios macios nunca mais

"Dormir com qualquer tipo de batom resultará em ressecamento e rachaduras", disse a Dra. Graf. Anna Pursglove também descreve a sensação: "Conforme as semanas foram passando, meus lábios ficaram secos e minha pele tornou-se dolorosamente rachada nos cantos da boca. Próximo do fim mês, eu me sentia realmente suja e cansada".

9. Tirar a maquiagem é tão fácil, então por que não fazê-lo?

Leva em média cinco minutos para retirar a maquiagem e esse compromisso faz toda a diferença no rosto com o passar dos anos. Uma coisa que ajuda é sempre manter um pacote de lenços de remoção de maquiagem por perto.

A dermatologista Rachel Nazarian recomenda também optar por produtos leves, não-comedogênicos, que são menos propensos a causar espinhas. "A maquiagem mineral ou pós soltos, são um pouco melhores para a pele porque permitem que ela interaja naturalmente com o meio ambiente, ao invés de cobri-la totalmente com cremes à base de óleo pesado ou pomadas", diz ela. Trocar a fronha do travesseiro constantemente também faz parte dos cuidados: "assim, você não estará reciclando bactérias noite após noite."

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.