Após votação na Câmara, Minhocão pode ser fechado aos sábados

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Foi aprovado nesta terça-feira, dia 12 de maio, um projeto de lei que pretende fechar o Minhocão, na região central de São Paulo, aos sábados. A proposta sinaliza mais um passo rumo à desativação do elevado inaugurado nos anos 70. Atualmente, o local já está fechado para carros nos domingos, feriados e das 21h30 às 6h30 durante a semana.

Após a primeira votação, o projeto agora passará por uma segunda convocatória ainda sem data definida. A proposta foi feita pelo vereador José Police Neto (PSD), que levou em conta o número de circulação de veículos registrados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Inaugurado em 1970, projeto foi pensado como alternativa ao congestionamento da região central paulistana
Inaugurado em 1970, projeto foi pensado como alternativa ao congestionamento da região central paulistana

O futuro do Minhocão

Além da proposta de desativação aos sábados, outro projeto previsto no Plano Diretor é a desativação do Minhocão, que tem gerado discussão entre dois grupos. De um lado, a Associação Parque Minhocão, que sugere a construção de um parque a exemplo do High Line, em Nova York, construído numa linha de trem desativada. Por outro lado, o Movimento Desmonte do Minhocão reúne pessoas que preferem ver o elevado implodido. Segundo elas, um parque suspenso pode elitizar a região e causar altos custos de manutenção.