Para comemorar o Dia da Terra, que acontece nesta quarta-feira, 22 de abril, um grupo de artistas e ativistas paulistanos decidiu aproveitar a data para convidar as pessoas a falar sobre um assunto importante, ainda levado pouco a sério: a mudança do clima.

Trazendo o tema ao debate, uma série de atividades e intervenções serão realizadas no Masp, com uma programação que seguirá ao longo do dia.

As ONGs Engajamundo, Acupuntura Urbana e Atados lançam a campanha #OClimaEstáMudando, que traz como mensagem principal “a mudança climática é real, as soluções também são”. Para marcar o evento, a Acqualimp, empresa especializada em captação e armazenamento de água, participa da programação com uma intervenção artística coordenada por Thiago Mundano, fundador do Pimp My Carroça, que pretender contar com a participação do público para grafitar um reservatório de 5 mil litros.

Depois de colorido, o tanque será doado para o Centro de Promoção Social Bororé, uma instituição sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes moradores das favelas do distrito de Grajaú, em São Paulo. A ação faz parte da “Água, cuido porque amo”, causa que promove a reflexão sobre o presente e futuro da água, incentivando as pessoas a se relacionarem de maneira mais consciente com os recursos hídricos do planeta.

Reprodução

Créditos: Reprodução

As atividades tem início das 11h às 15h, no vão livre do MASP

Outras atividades como oficina de lambe-lambe, food trucks, barraquinhas e DJ também integram a programação, que vai até às 15h dae conta com organização dos coletivos Engajamundo e Acupuntura Urbana.

#OClimaestaMudando

As atividades são parte da campanha global #ClimateChangeisReal, que aqui recebeu o nome #OClimaEstáMudando. No dia da Terra, porta-vozes do mundo todo - indivíduos, empresas e organizações - vão contar o que estão fazendo pelo clima através de suas redes sociais.

A ideia é criar um repertório global sobre soluções que estão sendo desenvolvidas no ano em que líderes mundiais vão se reunir para definir um acordo para combater as mudanças climáticas, na COP 21, em Paris.