Qual meio de transporte é mais eficiente nas cidades? Desafio Intermodal corre as ruas de SP

Percurso tem início no Brooklin e segue até a região central da cidade

Nesta quinta-feira, às 18h, São Paulo recebe a 9ª edição do Desafio Intermodal, antecipando as comemorações do Dia Mundial Sem Carro, que acontece no próximo dia 22 de dezembro. A largada será realizada na Praça General Gentil Falcão, no Brooklin e segue até a Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá.

O percurso será protagonizado por 11 diferentes modais, como carro, moto, bicicletas,cadeira de rodas, além de pessoas integrando os transportes públicos como ônibus, metrô e trem. Assim, os desafiantes serão testados pelo tempo gasto para se chegar ao destino final e o custo que cada um gera.

Desafio será composto por onze diferentes modalidades.

O Desafio Intermodal pretende mostrar as diversas possibilidades de se locomovernos centros urbanos, a eficiência sustentável de cada deslocamento, além de analisar o desempenho do transporte público ano a ano. Nesta edição será dividido pelas seguintes modalidades: pedestre (caminhando), pedestre (correndo), ciclista (por vias rápidas), ciclista (por vias calmas), ciclista + metrô (om bicicleta dobrável), motociclista, automóvel, ônibus, trem e metrô, cadeirante (transporte coletivo) e skate.

Retrospectiva 

Em 2013, o ciclista fez o trajeto de 10km em 23 minutos sem poluir a cidade e sem gastos. Apenas o motociclista fez tempo mais rápido, com 19 minutos. O motorista de carro, gastou 67 minutos para chegar até o centro. O
pedestre corredor chegou seis minutos antes que o motorista do carro.

Durante os anos, é possível perceber que a bicicleta é um modal eficiente e que o carro continua levando mais tempo que uma pessoa correndo. E o transporte coletivo começa a evoluir com a abertura de novas linhas e estações de metrô.