São Paulo tem um novo radar da CET instalado a cada três dias

Um novo radar de trânsito instalado na cidade a cada três dias. Esse é o saldo registrado pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) desde que o ex-ministro da Educação dos governos Luiz Inácio Lula da Silva/Dilma Rousseff assumiu o comando administrativo da capital paulista.

 
Créditos: Cesar_Ogata
 

Em 1º de janeiro de 2013 (data de sua chegada ao edifício Matarazzo), São Paulo tinha 593 radares da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) espalhados por suas ruas e avenidas. Hoje, são 957.

É o que aponta levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da prefeitura obtidos por meio da Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

A instalação de novos equipamentos de fiscalização na cidade se intensificou do ano passado para cá. (Veja o detalhamento desses dados no infográfico abaixo.)

 
 

Multas nas marginais triplicaram após redução de velocidade

A instalação de novos radares não é a única medida adotada pela atual gestão que gerou um aumento de sua arrecadação com a aplicação de multas aos motoristas.

Em julho de 2015, os limites de velocidade permitidos nas marginais Tietê e Pinheiros caíram de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais e de 70 km/h para 50 km/h nas locais.

Meses depois, a quantidade de multas triplicou, segundo mostrou reportagem do jornal Agora São Paulo: saltou de uma penalidade registrada a cada 74 segundos, quando da adoção da medida, para uma multa a cada 24 segundos, na marginal Pinheiros; na marginal Tietê, foi verificada uma variação de uma multa a cada 87 segundos para uma a cada 30 segundos. Isso na comparação entre julho e dezembro de 2015.

Veja aqui a íntegra da reportagem.