Primeiro time de futebol vegano do mundo sobe de divisão

O clube da Inglaterra ficou conhecido após retirar todos os ingredientes de origem animal do cardápio dos jogadores e funcionários

Quem acha que veganismo é sinônimo de falta de proteínas e energia está muito enganado. Na cidade de Nailsworth (Inglaterra), o Forest Green Rovers (FGR) é conhecido como o primeiro clube de futebol vegano do mundo e neste mês subiu para a quarta divisão do campeonato inglês.

Fundado em 1889, o time ficou famoso após retirar todos os ingredientes de origem animal do cardápio dos jogadores e funcionários, além de substituir os alimentos vendidos durante os jogos em seu estádio por opções veganas, produzidas com ingredientes fornecidos por agricultores locais.

Os alimentos e bebidas dentro do estádio do time são veganos
Créditos: Adam Rivers
Os alimentos e bebidas dentro do estádio do time são veganos

Segundo Dale Vince, presidente do clube, a mudança foi gradual e teve início há quase seis anos, quando itens vegetarianos passaram a ser incluídas no cardápio. Já no começo da temporada de 2015, o Forest Green Rovers fez o primeiro jogo do ano servindo apenas alimentos e bebidas livres de crueldade animal.

A decisão ocorreu por questões ambientais, de saúde e, principalmente, para parar de patrocinar o sofrimento dos animais. “A indústria de carnes e laticínios é responsável por mais emissões do que todos os aviões, trens, carros e barcos do mundo juntos. Trata-se de crueldade animal em números surpreendentes: na Grã-Bretanha, mais de 1 bilhão de animais são comidos todos os anos, isso sem contar os peixes”, disse Vince.

Após aderir ao veganismo, o FGR influenciou mudanças na vida de muitos torcedores. Em novembro de 2016, o time lançou uma proposta para construir o primeiro estádio 100% ecológico do país, com produtos, bebidas e alimentos veganos.

  • Veja também: