Banksy inaugura parque de diversões subversivo na Inglaterra

O artista britânico Banksy transformou um local abandonado na região litorânea no oeste do Reino Unido numa espécie de Disneylândia subversiva.

O Dismaland — trocadilho com “dismal” (sombrio, em português) e Disneyland— é uma versão satírica do parque americano, com várias estruturas gigantes, entre elas um castelo semelhante ao da Cinderela e um tanque cheio de refugiados.

Este é um dos maiores projetos do artista até o momento e, como a maioria de suas obras e atuações, foi realizada com especial sigilo.

Até esta semana, os moradores de Weston-super-Mare pensavam que a construção era parte de uma filmagem de Hollywood.

O Dismaland ficará aberto até o dia 17 de setembro. A entrada para adultos custa três libras (aproximadamente R$ 16) e crianças abaixo de cinco anos não pagam.

O parque recomenda a reserva de entradas, já que espera receber uma grande quantidade de visitantes.

“É uma exposição de arte e entretenimento para anarquistas principiantes”, disse Banksy em comunicado sobre a Dismaland, que ocupará uma superfície de mais de 10 mil metros quadrados.

Pouco se sabe sobre a biografia de Banksy, que ficou mundialmente conhecido por seus satíricos desenhos que denunciam os problemas da sociedade atual.