11 passos para organizar o seu mochilão na América do Sul

Por: Redação

Cada vez mais popular entre os planos de viagens, o mochilão é aquela opção barata, divertida e com um pé na aventura que as pessoas estão procurando. Dividir quarto, passar algum perrengue, conhecer muita gente e ter história para contar são coisas que andam juntas de qualquer mochileiro.

Existe um trem que sai de Cusco e vai direto para Machu Picchu, mas a forma mais legal é encarar alguns dias de trilha

Acontece que, mesmo para os que adoram sair por aí sem rumo, temos que manter o foco na economia de dinheiro e no bom aproveitamento do tempo durante a viagem. Pensando nisso, vamos te ajudar com 11 dicas que você tem que saber antes de pegar o avião e sair por aí.

1. Pesquise

Afinal de contas, você vai estar em outro país, possivelmente sem internet boa e com o tempo contado. Pesquisar é super importante para te fazer economizar dinheiro e aproveitar melhor o seu precioso tempo. Pesquise as formas e horários de transporte, procure atrações menos conhecidas e que podem ser mais incríveis do que os pontos mais famosos. Separe algumas agências com boa qualificação e evite perder tempo procurando por elas somente quando chegar no local.

2. Economize nas passagens aéreas

Está planejando viajar? Já comece a pesquisar preços de passagens aéreas para ter certeza de que vai fazer um bom negócio. Hoje, existem diversos sites que pesquisam as passagens e ainda podem te enviar um alerta quando a passagem chegar no valor que você estipulou. Além disso, tente sempre comprar as passagens com pelo menos dois meses de antecedência.

3. Não exagere na mala

Aqui vai um ponto importantíssimo: não carregue mais coisa do que o necessário. Uma toalha de microfibra ajuda a economizar espaço, mas de nada adianta se você exagerar no número de blusas e camisetas. Basicamente, para uma viagem de 30 dias, cinco ou seis camisetas, duas calças e cerca de 7 cuecas ou calcinhas já vão bastar. Encontrar lavanderias que te entregam tudo limpinho em algumas horas é super comum e bem barato. Então trate de escolher bem pois você vai perceber que cada grama na sua cargueira vai contar.

Pode parecer besteira, mas se a sua mala estiver pesada demais, você vai considerar dispensar algumas coisas por lá mesmo.

4. Plano de saúde

É importantíssimo e acredite, você realmente pode precisar dele. Quando estamos mochilando, quebramos nossa rotina e experimentamos coisas novas todos os dias. O clima muda, as comidas nem sempre são do lugar mais limpo do mundo, os temperos podem ser bem diferente do que estamos acostumados. Fora o esforço diário nos passeios, trilhas e as vezes tudo isso em uma altitude que você não está nem um pouco habituado. Com tantas mudanças, nosso corpo nem sempre reage da melhor forma e é melhor estar tranquilo e ter onde ir, do que ficar dependendo da sorte.

5. Economize na hospedagem

Nada de luxo, quartos individuais ou muito mimo. Na maior parte do tempo só paramos para dormir então não tem necessidade gastar uma fortuna com isso. Além do mais, dividir um quarto é sinônimo de conhecer gente, descobrir coisas novas na região e se divertir muito mais do que num quarto sozinho.

6. Não tenha pressa

A maioria das pessoas tira férias uma vez por ano e quando viajamos, queremos conhecer tudo. Vá com calma, de nada adianta fazer tudo na maior correria e não conhecer direito nenhum lugar que você passar. Ao invés de colocar o máximo de lugares possíveis, pense nos lugares que mais te chamam a atenção e aproveite-os de verdade. Além disso, quase sempre terão imprevistos, então se o cronograma for apertado, você provavelmente vai precisar improvisar e mudar tudo durante a viagem.

7. Organize sua documentação

Confirme tudo o que você precisa levar para entrar em cada país. Desde vacinas, até comprovações de estadia ou qualquer coisa do tipo. Tenha o passaporte e a documentação num local seguro e organizado para não ter dor de cabeça nem correr o risco de perder algo.

A melhor parte da viagem é imergir na cultura local e aprender com que os outros tem para te ensinar.

8. Organize a viagem através de um app

Existem apps que organizam sua viagem e que vão facilitar sua vida na hora de precisar checar o horário de voo ou mesmo onde é sua hospedagem naquela cidade. Acredite, ter tudo organizado num único lugar feito para isso faz toda a diferença e as coisas ficam muito mais rápidas.

9. Se jogue

Você vai conhecer outras culturas, outras culinárias e hábitos. Enquanto estiver viajando, tente imergir na cultura local, viver como eles vivem. Uma das coisas mais legais dos mochilões é a transformação que sofremos com tudo que temos contato e que aprendemos durante a viagem.

10. Esteja sempre atento

Não se coloque em risco. Há muitos lugares onde furtos e golpes são super comuns. Esteja atento e pesquise sobre cada lugar que você vai passar. No Peru, por exemplo, o valor do taxi é negociado antes da corrida e os taxistas sempre jogam o preço lá em cima. É sempre bom perguntar para alguém do local como funcionam estes tipos de serviços e quais os valores justos a se pagar.

11. Explore

Esse é o mais legal! Podemos estar super cansados, depois de um dia inteiro de trilhas, mas vamos querer explorar mais! A sensação de chegar num local novo, sem conhecer absolutamente nada do seu redor é sensacional. E pode ter certeza que sair por aí batendo perna vai valer a pena.

No Atacama, alugue uma bicicleta e saia de noite explorando os vales para apreciar um céu maravilhoso.

Agora que o principal já está anotado, nada melhor que cair na estrada e aprender da melhor forma: viajando!

Para acompanhar mais fotos da viagem, siga o Matheus no Instagram.