Se sua ideia para as férias de fim de ano for uma viagem internacional, mas só de pensar sente aquele friozinho na barriga por não ter fluência na língua inglesa, acalme-se. Nem tudo está perdido. Aqui vão quatro dicas básicas para você sentir-se mais seguro e se animar para aprender mais sobre o idioma e não passar vergonha. Let’s start!

Pesquise sobre a cultura do seu destino

Créditos: nito100/iStock

4 dicas para não passar vergonha com o inglês durante a viagem

Busque investigar como os falantes de inglês do seu destino se comportam e como eles interagem socialmente. Por ser um país diferente, muitas vezes desconhecemos os costumes e regras de interações que podem garantir uma adaptação mais tranquila em outro contexto. “Aspectos relacionados à privacidade, assuntos proibidos ou inapropriados e linguagem corporal são fundamentais para uma comunicação eficiente. Comunicar-se bem vai muito além do conhecimento de vocabulário e gramática”, salienta Vinícius Nobre, gerente acadêmico da Cultura Inglesa.

Aumente a sua exposição ao idioma

Sim, sempre há tempo para se dedicar ao aprendizado e fazer um intensivo para aprender outro idioma. Hoje em dia é possível criar oportunidades para o uso do inglês mesmo antes de viajar para outro país. Com pequenas mudanças na rotina, o idioma pode entrar na sua vida de maneira mais direta, aumentando a segurança e o conforto ao se comunicar. Mude a configuração do seu celular para inglês, por exemplo. Faça anotações pessoais, como listas de compras e pendências, em inglês. Mude o idioma principal do seu computador e privilegie leituras e programas de televisão na língua inglesa.

Anote os termos relevantes e de difícil compreensão

Selecione os termos e expressões que aparecem nos estudos, filmes e músicas, que tenha dificuldade e mantenha um registro que possa ser rapidamente acessado. Tente focar na língua usada em interações informais e agrupe-as de acordo com a sua função (negociar, começar uma conversa, expressar interesse, discordar, etc).

Insira atividades culturais/lazer ao cotidiano

Qual é o seu lazer preferido? Cinema? Teatro? Dança? Insira em sua programação atividades que privilegiam o seu aprendizado. Assista séries, filmes, peças teatrais em inglês. Convide os amigos para jogar uma partida de videogame ou imagem & ação e pratique o inglês. 

Imagem Autor

Jornalista formado em Comunicação Social pela FMU-SP.

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.