Miami pode desaparecer do mapa dentro de um século

A cidade de Miami, no Estado da Flórida (EUA), pode desaparecer dentro de um século por conta dos efeitos do aquecimento global, é o que indica uma reportagem da revista “New York”, publicada na semana passada.

Segundo a publicação, previsões indicam que o mar em toda a região sul da Flórida deve subir pouco mais de meio metro e que até o fim do século deve encobrir a Miami e outras 286 cidades americanas, como Nova Orleans, Oakland e alguns bairros de Nova York, devido a uma combinação de derretimento das camadas polares e das mantas glaciais, além de um aumento das emissões de gases.

Vista panorâmica de Miami
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Vista panorâmica de Miami

Em janeiro, um relatório da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) sugeriu a possibilidade de um cenário “extremo” de aumento do nível do mar que apoiaria essas previsões.

De acordo com a revista “Superinteressante”, atualmente cerca de 430 mil pessoas vivem em Miami, que fica a apenas 1,80 metros acima do mar.

O grupo de pesquisa Climate Central utilizou as projeções apresentadas no relatório da NOAA e criou um plug-in para o Google Earth, que mostra o que aconteceria seria se as inundações acontecessem hoje.

Vista de Miami, hoje, a partir do Google Earth
Vista de Miami em 2100, a partir do plug in criado pelo grupo Climate Central no Google Earth


Com informações do Bussines Insider