O que você precisa saber antes de ir ao Vietnã

O Sudeste Asiático está cada vez mais na mira dos brasileiros e entre os países da região, o Vietnã vem sendo muito procurado por ser um local repleto de belas paisagens naturais, cidades interessantes e pessoas incríveis.

O país, que fica do outro lado do mundo, tem uma história recente tumultuada e influências culturais de grandes potências. Para facilitar sua viagem, a Carolina Caio, do blog Mapa Mundi, listou 16 tópicos que você precisa saber antes de ir ao Vietnã.

1 – Trânsito: À primeira vista, atravessar a rua no Vietnã pode parecer algo impossível, mas com um pouco de prática, torna-se mais simples. Então, esqueça tudo o que você sabe sobre atravessar a rua. O segredo é, assim que tiver uma brecha, seguir adiante e não parar. Pode não parecer real, mas as motos e os carros vão desviar de você.

Vendedoras de chapéu vietnamita em Ninh Binh

2 – Motos: O Vietnã é um dos países com maior quantidade de moto por habitante. É muito comum que a população local que usa motos, também use máscaras para proteger o nariz e a boca da poluição. Em Hanói, há aproximadamente 7,8 milhões de habitantes e cerca de 5 milhões de motos

3 – Inglês: Ainda não se fala muito inglês no país. Você vai perceber que quem mais fala são os jovens e as pessoas que trabalham no setor de turismo.

4  – Moeda local: Para os brasileiros é muito barato viajar pelo Vietnã. A moeda local é chamada de dongue, 1 real equivale a quase 7.000 dongues. Exemplos: Garrafa de água: +- 6.000 dongues, cerveja local: +- 20.000 dongues.

5 – Religião: Os dados apontam que o Vietnã é um país de tradições budista, mas conversando com várias pessoas durante a viagem, descobri que grande parte da população não tem religião, mas quase todos têm altares nas casas e cultuam os ancestrais.

Templo na antiga capital Hoa Lu

6 – Patrimônios mundiais: O país está repleto de patrimônios mundiais culturais e naturais, como: Baía de Halong, Cidade Antiga de Hoi An, Santuário Mi Son, Cidade Imperial de Hue, Trang An, entre outros.

7 – Calçadas: Principalmente nos centros das grandes cidades, as calçadas são utilizadas como estacionamento de motos, vitrines para as lojas, espaço para colocar mesas, cadeiras, barracas ou para qualquer outra coisa. Os pedestres acabam revezando entre calçada e rua.

8 – Comida: No Vietnã se come bem e em pouca quantidade, a comida é saudável e muito saborosa. Destaco dois pratos típicos: o Pho, que pode ser considerado o prato nacional, é uma sopa de macarrão com carne e ervas, e o Gỏi Cuôn que é o rolinho primavera feito de uma massa fresca de arroz, extremamente fina, com legumes e camarão enrolados.

9 – Visto: Brasileiro precisa de visto de turista para entrar no Vietnã. É possível tirar antes da viagem, preenchendo formulário online e enviando documentos e passaporte ao Consulado ou assim que chegar no país (visa on arrival).

Festival das lanternas em Hoi An

10 – Companhias aéreas baratas: Para viajar pelo Vietnã, há várias companhias aéreas baratas que fazem os principais trechos, como a VietJetAir e a Jetstar, mas também há a opção de viajar de trem, que também é muito barato.

11 – Transporte: Os táxis costumam ser muito baratos, mas não se esqueça que é necessário pedir para o motorista ligar o taxímetro. Para andar de ônibus é um pouco mais complicado por causa da comunicação e outra opção é pegar um Rickshaw.

12 – Guerra do Vietnã: A Guerra que acabou há pouco menos de 50 anos ainda se mostra muito viva na memória dos vietnamitas, principalmente em Ho Chi Minh, onde há o Museu de Memórias da Guerra, a visita aos túneis Cu Chi e as Organizações Sociais que apoiam às vítimas do agente laranja.

13 – Tamanho Pequeno: Percebe-se que tudo no Vietnã é pequeno, as pessoas têm baixa estatura, os copos são pequenos, as mesinhas e banquinhos de plástico que ficam nas ruas são pequenos.

14 – Arroz: Um dos principais produtos e fontes de alimento do Vietnã é o arroz. Sua relevância pode ser observada nos numerosos campos de arroz que se espalham pelo país.

15 – Chapéu Vietnamita: O famoso chapéu vietnamita não é simplesmente um souvenir. No Vietnã, esses chapéus são muito utilizados pelos locais principalmente nas áreas mais rurais, ou afastadas das grandes cidades, para se proteger do sol.

16 – Café: O Vietnã é um dos maiores produtores de café do mundo e lá se tomam café com cubos de gelo e leite condensado. Uma rede de café muito conhecida no país é a Highlands Coffee, um tipo de Starbucks, cheia de produtos locais.

Confira outras dicas em www.mapamundiblog.com.br.