São Paulo é uma das cem cidades mais acolhedoras do mundo para receber turistas, segundo o ranking Most Welcoming Cities, realizado pela agência de turismo holandesa TravelBird a partir de dados da OMT (Organização Mundial do Turismo).

Cingapura figura no topo da lista, seguida por Estocolmo (Suécia), Helsinque (Finlândia), San Franciso (EUA) e Roterdã (Holanda).

Créditos: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Vista panorâmica do Parque do Ibirapuera, um dos cartões-postais de São Paulo

O levantamento incluiu as 500 cidades mais turísticas do mundo e depois determinou uma lista com cem delas, colocando a capital paulista na 91ª posição entre os destinos que melhor fazem os turistas sentirem-se bem recebidos. O Rio de Janeiro aparece em 89º lugar.

Entre os itens que foram avaliados estão a capacidade da cidade de receber visitantes, a felicidade dos moradores locais, assim como o domínio deles com a língua inglesa e abertura para hospedar turistas. Além de considerar esses parâmetros, houve ainda participação e opinião de 15 mil jornalistas de viagem e especialistas do mundo todo para a nota final de cada cidade.

Confira a posição de São Paulo separada por temas em cada um dos itens:

Turismo
Capacidade turística da cidade: 92

Pessoas
Felicidade: 41
Proficiência em inglês: 77
Abertura para receber turistas em casa: 39

Cidade
Opinião de especialistas: 75
Porto de entrada: 91
Segurança: 95

Noruega é o país mais feliz do mundo; Brasil é o 22°