10 dicas para abrir uma loja virtual

A vontade de abrir uma loja virtual às vezes esbarra numa pergunta: “será que é difícil?”. Os especialistas da Tyngu dizem que simples não é, mas eles facilitam sua vida com 10 dicas impostantes para quem quer abrir um e-commerce:

Saiba como abrir uma loja virtual
Saiba como abrir uma loja virtual

#1 Compare
Antes de abrir seu comércio eletrônico é importante que você entre nos sites das empresas do seu segmento, que já possuem loja virtual, e experimente o serviço que eles oferecem. Tente fazer alguma compra e anote as experiências ruins que tiver. Também vale anotar os pontos positivos. Essa investigação pode te ajudar a não cometer os mesmos erros e, por outro lado, se inspirar nos acertos para fazer ainda melhor.  

#2 Descomplique
O visual do seu comércio eletrônico precisa ser atraente, mas a usabilidade/acessibilidade para a realização da compra é ainda mais importante do que o visual. Não tem coisa pior do que entrar numa loja virtual que seja complicada. O cliente não quer perder muito tempo para finalizar a compra. Se ele tiver que clicar muitas de vezes ou preencher vários formulários, ele pode desistir e sumir sem comprar. Faça um site objetivo e descomplique o máximo que puder.

#3 Desenhe
A construção de um bom site exige tempo e paciência. Não adianta fazer tudo com pressa. Desenhe o “labirinto” que o cliente irá percorrer para fazer a compra e discuta as melhores alternativas com um profissional da área. Esse desenho terá que passar por várias mudanças até você chegar ao caminho mais simples para que o cliente realize a compra. Por isso, “quebre a cabeça” o máximo que puder ANTES de criar o site porque, depois de criado, fica mais difícil mexer na estrutura.

#4 Avalie a plataforma
A decisão sobre a plataforma tecnológica é super importante. Neste link você encontra algumas opções e comentários sobre cada tipo.

#5 Faça testes
Antes de lançar a loja virtual peça a amigos e parentes para fazer um teste e comentar sobre os pontos negativos. Fique atento às dúvidas indicadas por eles na hora de realizar o processo. É importante que você realize esses testes com o seu público-alvo também. 

#6 Siga a Legislação
A sua loja virtual respeita todos os pontos da Nova Lei do E-commerce? É preciso levar isso a sério para não ter problemas no futuro. A lei obriga, por exemplo, que o lojista informe CNPJ/CPF, endereço, nome da empresa ou do vendedor, e que também discrimine todas as despesas embutidas na compra: como frete e seguro. Confira todas as regras antes de abrir o seu negócio.   

Informe de maneira clara que o seu site é seguro
Informe de maneira clara que o seu site é seguro

#7 Facilite o Pagamento
Na loja virtual você trabalha 24h e pode receber clientes do mundo todo. As pessoas têm preferências distintas por diversos tipos de pagamentos, então, ofereça o máximo de opções que puder. Uma das maneiras é utilizar intermediadores que cobram uma taxa de transação, mas assumem eventuais riscos. Inclua no visual do site mensagens que digam ao consumidor que, ao fazer o cadastro ou a compra, os dados dele estarão protegidos.

#8 Atenção à Segurança
Na sequência do item anterior, procure buscar profissionais que conheçam as melhores práticas para tornar seu ambiente bastante seguro. Não adianta informar que seu site zela pelos dados do seu cliente se isso realmente não acontecer. Além disso, pesquise a ferramenta de detecção antifraude mais funcional, assim como instrumentos que buscam vulnerabilidades no seu site para evitar a ação de pessoas mal intencionadas. Há como você comprovar, através dos selos específicos com as normas de segurança, que seu site é seguro.

#9 Seja Pontual
Não prometa o que não poderá cumprir. Lembre-se que se o seu site tiver um aviso dizendo que a entrega será feita em 2 dias, o cliente vai esperar a encomenda chegar nesse prazo. Avalie se não é melhor anunciar um prazo maior e entregar antes do combinado. O cliente vai adorar se a mercadoria chegar antes do previsto. Para fazer a entrega, você pode utilizar os Correios ou serviços de transportadoras. E você sabe: apesar de todos garantirem pontualidade, sempre pode haver algum imprevisto. Tenha sempre um plano “B” para pedir desculpas ao cliente e fazer a encomenda chegar de uma forma ou outra.

#10 Dê Suporte
Pela legislação, todas as empresas que operam nesse mercado precisam oferecer a seus clientes suporte 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Ao lançar sua loja virtual você deve ter planejado como dará esse suporte aos clientes, seja por e-mail, telefone, WhatsApp etc. Uma das opções para aprofundar esse tema está na cartilha sobre como abrir uma loja virtual.

As dicas ajudaram a clarear seus próximos passos em direção ao e-commerce? Tomara que sim! Mas não se esqueça que o Marketing por trás da loja virtual é super importante, e a Tyngu, parceira do Catraca Livre pode te ajudar nisso. Clique aqui e tenha acesso a cursos gratuitos sobre Marketing Digital e Mídias Sociais por uma semana, seguido com 15% de desconto.