3 dicas fundamentais na hora de criar um site para sua empresa

No mundo tecnológico em que vivemos criar um site para divulgar seu negócio é requisito básico. Claro, tudo depende do ramo de atuação e não há um guia padrão para tudo. Diante disso, separamos aqui três dicas universais que devem ser levadas em consideração na criação de qualquer página de sucesso. Confira abaixo:

1. Usar uma plataforma (CMS) com linguagem universal

O CMS (em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) é uma ferramenta que permite a atualização e gerenciamento das páginas do seu site através de uma interface descomplicada.

Existem milhares de CMS’s no mercado, mas o que deve ser levado em conta no momento da escolha é a universalidade do CMS. Por exemplo, se muitos programadores conhecem aquele sistema, isto facilitará encontrar profissionais no mercado que possam lhe oferecer suporte, ao invés de ficar preso com determinada empresa. Quanto mais famoso for o CMS, mais integração com plataformas e serviços do mercado ele terá, reduzindo drasticamente o tempo de desenvolvimento e aumentando a usabilidade do site. Um CMS muito conhecido e recomendado do mercado é o WordPress, útil desde pequenos e simples até grandes e complexos sites. Abaixo as principais vantagens do uso do WordPress:

  • Custo zero de plataforma: totalmente gratuito, sem limite de páginas.
  • Ambiente amigável: por ser o CMS mais conhecido do mercado, existem diversas tutorias pela internet, ensinando até as configurações mais complexas de forma fácil.
  • Popular e seguro: plataforma confiável, utilizada por grandes marcas.
  • Compatível com plug-ins: literalmente, existem milhares de plug-ins disponíveis para integração simples no WordPress.
  • Open source: software aberto, permite personalização completa por diversos desenvolvedores ao redor do mundo.

2. Site responsivo para todas as plataformas

No dia 21 de abril de 2015, o Google (o maior buscador existente) passou a contar com mais um fator na indexação de sites para resultados de busca orgânica: compatibilidade mobile. Sites que não estão adaptados para exibir seu conteúdo em smartphones e tablets, automaticamente perderão posições no resultado da busca. Dessa forma, novas criações devem levar em consideração um site mobile.

Pegando essa carona, o Bing (buscador da Microsoft) também irá praticar este mesmo critério de ranking, levando em consideração quão adaptado é seu site para mobile. A ESV Digital Brasil, por exemplo, empresa criativa atuante, é destaque ao mostrar que o acesso mobile tem ganhado cada vez mais volume no Brasil.

3. Menos é mais. Não faça seu cliente pensar!

Sites simples e modernos dão um ar de seriedade para a sua empresa. Quando criar o layout do seu site, pense literalmente como se você fosse o seu cliente acessando. Parta do princípio de que um determinado usuário está conectando pela primeira vez, e que ele não conhece seu produto, marca e seu modelo negócio. É importante pensar na forma, sequência e maneira como cada informação será apresentada de forma a guiar a navegação.

Opte por explicações através imagens, gráficos, fluxogramas, infográficos e vídeos. Estes artifícios permitem uma leitura mais agradável e convidativa. Um dos recursos mais importantes e que se tornou cada vez mais comum é um menu superior sempre presente na tela, isto permite uma navegação descomplicada e fácil de paginar o site todo.