5 dicas para engajar seguidores em mídias sociais

Não é tarefa fácil manter engajados os seguidores e fãs de uma marca nas mídias sociais. Eles até podem curtir as publicações, mas será que se sentem íntimos da sua marca e a recomendam para outras pessoas?

Para despertar o interesse do seu público, confira as dicas preparadas por especialistas da Tyngu, plataforma de cursos online sobre Mídias Sociais e Digital:

#1 Valorize os smartphones

Muita gente, mas muita gente mesmo, entra nas mídias sociais principalmente pelo celular. Certifique-se que suas postagens possam “rodar” direito nos smartphones. Há vídeos que simplesmente não funcionam no celular. Há textos que saltam as margens, ficam cortados, ou com as letras embaralhadas. E tem ainda as imagens que não abrem quando acessamos pelo smartphone. Dê uma checada para garantir que os internautas “mobile” visualizem com tranquilidade o que você postou.

#2 Considere o Facebook Ads

Nem todas as publicações da sua página no Facebook aparecem para todos os seus fãs. O próprio Face oferece a oportunidade de impulsionar uma publicação fazendo um anúncio. Basta escolher um post e definir a quantidade de dinheiro que você deseja investir para dar a ele publicidade. Depois de designar uma quantia, o post é compartilhado para um número de pessoas do Facebook. O “Ads” é adequado, por exemplo, para aquele post em que você divulga o lançamento de um produto ou uma promoção. O próprio Facebook tem ferramentas para mensurar os anúncios. E você pode aprender a criar anúncios efetivos com os cursos da Tyngu.

#3 Ofereça vantagens

Priorize posts informativos e educativos que ajudem seus seguidores e fãs a se aprimorarem em algo. Posts originais e até mesmo divertidos também despertam atenção. Só após uma boa sequência de publicações nesse sentido, que podem parecer despretensiosas, é que se deve postar algo mais “vendedor”. E aí é hora de oferecer descontos no seu produto ou serviço, apresentar uma oferta imperdível, anunciar que a entrega é gratuita, mostrar o brinde para quem comprar mais de um produto, enfim, algo que seja tentador. Ofereça também cupons. Eles são úteis para quem não experimentou ainda o que você vende. E se experimentar e gostar, pode virar cliente.

#4 Resolva problemas 

Você sabe que seu produto ou serviço é útil para muitas coisas. Mas nem sempre as pessoas sabem. Então, conte a elas. Mostre que seu produto ou serviço torna a vida das pessoas menos complicada. Uma das formas de se fazer isso é publicando depoimentos de pessoas que usaram o que você vende. Peça que contem como as ajudou. Seu produto tira manchas de tapetes? Faça um vídeo demonstrando. Você tem um salão de beleza e está chegando a época das formaturas universitárias? Mostre fotos das atrizes na entrega do Oscar e diga que você pode fazer aqueles penteados e maquiagens para que as moças cheguem lindas ao baile de formatura. Quando a situação “apertar”, as pessoas vão lembrar de você.

#5 Mostre o rosto

Estabeleça contato pessoal e informal com seu público. Seus seguidores se envolvem mais facilmente quando enxergam um ser humano do outro lado. Vale mostrar fotos de uma reunião na sua empresa contando que a turma está preparando um novo produto. Recebeu uma visita importante? Poste sua foto com a visita contando quem é ela! E por que não explicar, você mesmo, como é fabricado o sorvete que sua empresa vende? Se você é o dono da empresa, deixe que as pessoas te vejam. Grave um vídeo curto, pode ser no telefone, desejando Feliz Ano Novo (ou outra data comemorativa) ou contando algum plano da empresa. Cuidado para não ficar artificial nem informal demais. Tudo depende do ramo em que você atua.

A série de posts com dicas dos especialistas da Tyngu aqui no Catraca Livre continua. Acompanhe os toques para aumentar o engajamento dos seus fãs e seguidores. E mais: clique aqui e tenha acesso a 7 dias de acesso gratuito aos cursos online da Tyngu em Digital e Mídias Sociais, seguidos de 15% de desconto para continuar o aprendizado!