Como engajar seguidores na web e fidelizar clientes

Para se dar bem nas mídias sociais não basta que sua empresa tenha milhares de fãs e seguidores. É preciso que eles estejam engajados com o seu negócio. E não tem apenas a ver com “curtir” suas publicações. Engajamento é envolvimento e interação com a marca. É um “apaixonamento” em que a pessoa se sente parte da marca e a recomenda a outros consumidores.

Para que você consiga ter esses “evangelizadores” dedicados que contribuem para gerar novas vendas, siga as dicas de especialistas da Tyngu, plataforma de cursos sobre Mídias Sociais e Digital:
#1 Pesquise novidades

Os internautas gostam de se informar sobre o que está acontecendo, por isso, busque em sites e blogs internacionais novidades que têm relação com seu negócio e que não chegaram ao Brasil. Quando encontrar o conteúdo, faça a tradução e cite a fonte. Descubra notícias curiosas porque elas geram mais compartilhamentos.

#2 Conte uma história

Tyngu dá dicas sobre como potencializar a fidelidade de seus clientes
Tyngu dá dicas sobre como potencializar a fidelidade de seus clientes

Não fale sempre do seu produto ou serviço de forma escancarada. Fale indiretamente. Procure fazer posts falando de algo que remeta ao que você vende. Por exemplo, você comercializa bebidas? Então mostre como escolher o vinho certo para determinadas ocasiões. Poste a foto de uma celebridade bebendo um drink e ensine como prepará-lo. Conte a história de um vinho, fale sobre os tipos de uva. Sugira uma receita culinária que tenha bebida entre os ingredientes. Há sempre uma forma de falar do seu produto sem parecer que está falando, entendeu

#3 Capriche nas imagens

Pesquisas mostram que usuários de mídias sociais gostam bastante de imagens. É comprovado que no Facebook, por exemplo, fotos recebem mais curtidas que a média das postagens. E nós sabemos que quanto mais curtidas um post recebe, assim como compartilhamentos e comentários, mais visibilidade ele ganha. Não sabe onde encontrar fotos legais? Há bancos de imagens gratuitos na internet aos quais você pode recorrer.

#4 Escreva pouco

Ter noção na hora de escrever é fundamental
Ter noção na hora de escrever é fundamental

Textos na internet precisam ser objetivos. A vida está corrida, as pessoas estão impacientes e ninguém vai dar atenção a um post com vários parágrafos. É raro quando isso acontece. Para não correr o risco, aposte em imagens atrativas acompanhadas de textos curtos, com no máximo três ou quatro linhas. Se vier aquela tentação de escrever um pouquinho mais, contenha seus dedos para não digitar e assim preservar seus leitores.

#5 Teste os horários

Experimente publicações em horários diversos
Experimente publicações em horários diversos

Você caprichou no post, mas o que parecia ter tudo para despertar o engajamento da sua comunidade virtual, foi um fracasso. Há várias hipóteses para isso ter acontecido, entre elas, o horário inadequado da postagem. Para conhecer sua audiência faça testes publicando em diversos horários para perceber se há mais gente online em algum deles. Há empresas que estudam tão a fundo esse comportamento, que sabem, por exemplo, que o engajamento é maior em determinado dia da semana na hora do almoço. Vale a pena sentir o pulso do seu público para não postar pela manhã um belo conteúdo que teria mais sucesso à noite, e vice-versa.

Continue acompanhando as dicas dos especialistas da Tyngu aqui no Catraca Livre para aumentar o engajamento da sua comunidade virtual. Até o nosso próximo post, aproveite para conhecer os cursos online da Tyngu sobre Digital e Mídias Sociais. Clique aqui e tenha acesso a 7 dias de acesso gratuito, seguidos de 15% de desconto para continuar o aprendizado.