Confeiteiro utiliza conhecimento em arquitetura para confeccionar bolos e doces

A loja XanXan foi criada entre 2010 e 2011 pelo arquiteto Alexandre Raposo, que trabalhava no seguimento de doces e bolos para casamentos e festas, e percebeu que as pessoas procuravam um chocolate diferenciado e de melhor qualidade para as suas festas. “Fiz alguns cursos oferecidos pelos próprios fabricantes de matéria prima na Bélgica e fui aplicando essas técnicas ao meu dia a dia”.

Desde então, a empresa cresceu e além dos chocolates, Raposo criou uma ampla linha de produtos, como macarons, bolos e cupcakes, que saem muito durante o ano e, segundo ele, até mais que os chocolates. Todos os produtos são feitos de forma artesanal e com matérias primas importadas.

Raposo fez cursos oferecidos por fabricantes de matéria prima na Bélgica e aplicou as técnicas ao seu dia a dia
Raposo fez cursos oferecidos por fabricantes de matéria prima na Bélgica e aplicou as técnicas ao seu dia a dia

“Procuro sempre estar à frente do que sai no mercado, fazendo com que o meu produto seja de fato diferente”, conta Raposo. Ele também comenta a importância de ter feito faculdade de arquitetura para o seu processo criativo. “O senso estético que tenho vem dessa formação e isso influi diretamente nas escolhas das formas, cores e combinações dos doces”.

A escolha do nome

XanXan é resultado de uma história criada por Raposo. Ele pensou em um mercador antigo que ia até o Oriente buscar suas especiarias. “Numa dessas viagens, ele encontra uma loja de temperos e especiarias que se chamava XanXan. Foi uma brincadeira minha na verdade”, explica.

Cupcake de churros é outra novidade de XanXan
Cupcake de churros é outra novidade de XanXan

O nome da loja deu certo e muitos clientes que não sabem o real motivo da escolha do nome, o associam com o nome do confeiteiro, Alexandre. “Hoje até me chamam de XanXan. O nome pegou”.

Todos os produtos podem ser conferidos no site da loja. Até então, a produção é feita em um atelier fechado, mas devido a grande demanda, Raposo tem o sonho de montar uma loja física para melhorar o atendimento. Segundo ele, para concretizar essa ideia falta apenas alguns ajustes finais.