Empresária superou o câncer e montou marca de roupas para pessoas com deficiência

Conheça a história de Ana Cristina e sua empresa Adaptwear

Ana Cristina superou as dificuldades e criou um negócio social
Ana Cristina superou as dificuldades e criou um negócio social

Ana Cristina Ekerman, 44, é formada em administração de empresas e trabalhou no setor de marketing de grandes empresas em projetos de lançamento de produtos.

“Mesmo dentro de multinacionais, minha história sempre foi ligada à inovação”, comenta a empresária.

Em 2008, ela foi diagnosticada com câncer de mama e começou o tratamento. Foi quando conheceu a ONG Américas Amigas e passou a trabalhar junto à organização, que doava mamógrafos para locais que não tinham acesso ao exame.

“Percebi que conseguia tocar uma empresa”

Ao trabalhar praticamente sozinha na ONG, Ana Cristina percebeu que poderia manter uma empresa. “Eu tinha que fazer tudo e percebi que conseguia”, comenta.

A empresária conta que nesse momento a vontade empreender começou a tomar conta dela.

Porém, em 2011, Ana Cristina viveu outra fase difícil em sua vida, pois descobriu que tinha uma metástase na mandíbula. Em 2012, foi diagnosticada com um tumor benigno no cérebro.

Ela já tinha o desejo de criar uma marca de roupas para pessoas com deficiência, mas teve que dedicar-se ao tratamento durante todo o ano de 2012.

Negócio Social

Pequenas adaptações que facilitam a vida de pessoas com deficiência
Créditos: unknown
Pequenas adaptações que facilitam a vida de pessoas com deficiência

Inspirada por uma prima que fazia trabalho semelhante nos EUA, ela decidiu criar uma marca de roupas para pessoas com deficiência.

“Foi um ano de pesquisa antes de conseguir montar a empresa. Chequei dados do IBGE e conversei com muitas pessoas com deficiência”, comenta a empresária.

Assim, ela passou a entender as principais necessidades e vontades das pessoas. “Percebi que algumas coisas poderiam ajudar muito, como um corte mais alto na parte de trás da calça ou um tecido mais leve e confortável”, comenta.

A marca foi batizada de Adaptwear e o nome revela a sua missão: deixar a pessoa elegante, com uma roupa confortável e que facilite o dia-a-dia dela. Pequenas adaptações que fazem a diferença.

E as soluções são simples, como um puxador para zíper, espaço para coletor de urina, velcro que facilita a ida ao banheiro, entre outros.

Força

“Depois que você passa por uma coisa dessa, fica mais forte e vence tudo. Tudo isso me deu coragem não para empreender, mas para fazer um negócio em que o objetivo não é apenas lucrar, mas também melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comenta Ana Cristina.

Visite o site da Adaptwear aqui.