5 habilidades que você precisa desenvolver se quiser ser chefe

Em muitas empresas, os cargos de liderança são assumidos por pessoas mais jovens. Assumir essa posição é sempre um desafio, ainda mais quando se tem pouca experiência. Mais que capacidade técnica, uma boa liderança implica em ter desenvolvidas algumas competências comportamentais, as chamadas “soft skills”.

Essas competências permitem que o gestor tenha uma melhor interação com os funcionários e esteja preparado para gerenciar os inúmeros problemas e desafios.

Universalmente, todo líder precisa apresentar: visão, foco em resultados e otimismo. Essas atitudes cabem em todas as lideranças, mas ainda há outras características importantes.

Se você almeja essa posição em algum momento da sua carreira, confira as competências necessárias:

1. Forte capacidade de comunicação

Um bom líder precisa ser comunicativo, mais que isso, precisa saber se comunicar de forma eficaz. Poucos são realmente bons nesse aspecto, o que acaba gerando mensagens conflitantes e confusão entre a equipe. “Uma comunicação eficaz deve acontecer tanto em uma conversa com os funcionários, quanto em reuniões, telefonemas, conferências via Skype e e-mails”, afirma a coach em carreira Jordana Cunha.

2. Poder de persuasão

A capacidade de persuadir, negociar e resolver conflitos é crucial se você planeja um cargo alto. Segundo a coach, é preciso ter a habilidade de desenvolver relacionamentos mutuamente benéficos na organização para que seja possível influenciar e persuadir os demais.

3. Pensamento crítico

Questionar é fundamental para a tomada de decisões acertadas, e isso é decisivo para o sucesso em qualquer profissão.

4.  Ter escuta ativa

Escutar ativamente significa ouvir com toda atenção, sem interrupção e julgamento. Essa habilidade é muito importante, pois ajuda relacionar-se com os demais, resolver conflitos, compreender sentimentos e opiniões de terceiros. Escutar de maneira ativa gera confiança e segurança no outro. “Quando as pessoas se sentem verdadeiramente ouvidas, elas sentem-se valorizadas, tendem a sair da defensiva e ficar mais flexível”, explica.

A escuta ativa implica em:

  • Aprender e compreender conteúdo e sentimentos
  • Tentar se colocar no lugar do outro para entender o que ele está sentindo
  • Aceitar as expressões e sentimentos, tanto positivos quanto negativos
  • Deixar a pessoa falar sem interrupções e sem querer impor suas soluções
  • Fazer perguntas somente para certificar o entendimento correto da conversa
  • Não julgar e tirar conclusões precipitadas
  • Observar a linguagem não-verbal (postura, expressão facial, gestos, olhar e respiração)

5. Ser otimista e confiante

Ser otimista implica em encarar os problemas de maneira confiante. Essa característica é fundamental em gestores, pois, diante de uma crise, precisam encontrar soluções rapidamente passando confiança a sua equipe. Ao se posicionar de maneira positiva, o líder consegue manter a calma dos funcionários e inspirar resoluções.

A boa notícia é que, como qualquer habilidade, as “soft skills” podem ser aprendidas. Se essa é sua vontade, aposte em um curso de oratória para desenvolver sua comunicação. Também seria interessante procurar um curso de “resolução de conflitos” ou de “habilidades de liderança”.

Impulsionar essas habilidades não só lhe põe um passo à frente na carreira, como também tem aplicações óbvias em todas as áreas da vida, tanto profissional como pessoal.