6 dicas para conseguir um emprego mais rápido

Achar um novo emprego demanda tempo e dedicação e, às vezes, um pouco de sorte também. Ainda mais em tempos difíceis como os de agora. No entanto, é importante saber que para conseguir uma recolocação rápida no mercado de trabalho, não basta apenas disparar currículos, existem algumas estratégias que ajudam a tornar a busca mais eficaz.

Reunimos 6 principais dicas que os consultores de carreira consideram essenciais:

1. Crie ou atualize seu perfil no LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo com 443 milhões de usuários. Ou seja, as chances de seu futuro empregador estar lá são muito grandes. O interessante é que a rede funciona não somente para a busca de emprego, ela possibilita ao usuário desenvolver estratégias focadas em fazer contatos importantes.

“Além disso, ela pode impulsionar sua presença profissional na internet, aumentando suas chances de aparecer no Google”, lembra Juliana Palermo, especialista da consultoria de recrutamento STATO.

2. Potencialize seu networking

Todo mundo sabe da importância do networking em qualquer fase da carreira, mas nesses momentos de transição, é ainda mais imprescindível.  Lembre-se que ter uma boa rede de contatos é tão importante quanto um bom currículo.

 

Uma maneira de ativar o networking é procurar aqueles antigos colegas de trabalho, amigos e professores da faculdade.  Deixe todos saber que você está à procura de uma nova oportunidade, assim, quando eles souberem de alguma vaga, as chances de você ser lembrado serão maiores.

3. Cadastre o currículo nos sites de vagas

Esse também é um passo importante porque, quando você divulga suas informações profissionais na internet, fica mais fácil para as empresas encontrarem seu perfil. Além de cadastrar seu currículo, é importante partir para ação. Nesses sites, geralmente há uma área em que os profissionais podem buscar as vagas que mais combinam com seu perfil.

4. Tenha foco

Onde você deseja trabalhar? Com essa resposta em mente, é só focar e direcionar seus esforços para alcançar esse objetivo. O primeiro passo é entrar no site das empresas que você elegeu e cadastrar seu currículo na sessão “Trabalhe Conosco”.

 
Créditos: Getty Images/iStockphoto
 

5. Peça indicação

Pergunte a todas as pessoas de sua rede de contatos (amigos, parentes, namorados(as) de amigos) se conhecem alguém que trabalha nas empresas nas quais você deseja trabalhar.  Se você der a sorte de um dos seus contatos conhecer algum funcionário, peça indicação. Não há vergonha nenhuma em fazer isso, e as empresas costumam valorizar referências profissionais.

Só é importante ter em mente que nem todos têm condições de auxiliá-lo nesta empreitada, portanto, não cobre, nem pressione as pessoas com quem fizer contato.

6. Siga o perfil das empresas nas redes sociais

Várias empresas anunciam vagas através de suas redes sociais, como Facebook e Twitter, além, é claro, do LinkedIn. Por isso é muito importante acompanhar esses perfis de perto.

 
Créditos: scyther5