Aprenda a dominar a linguagem corporal para se dar bem nas entrevistas de emprego

Promovido por Nestlé

Muitas vezes nem nos damos conta, mas transmitimos muito mais do que desejamos por meio das nossas expressões físicas. E elas podem ser decisivas em algumas situações. Em entrevistas de emprego, por exemplo, só as palavras não são suficientes para convencer o entrevistador a te escolher para a vaga, ele certamente também estará de olho na sua linguagem corporal.

Para causar uma boa impressão quando estiver cara a cara com o recrutador, é preciso saber como agir e o que evitar. Veja abaixo 6 dicas preciosas para pôr em prática nesse momento e que podem te ajudar a garantir o emprego.

Abra o sorriso

Esse costuma ser o primeiro contato entre o candidato e o recrutador e como a primeira impressão costuma determinar o desenrolar da entrevista, é importante passar a mensagem de que você está seguro de que se sairá bem na entrevista. Então, nada melhor que um sorriso!

Um sorriso pode quebrar o gelo e transmitir uma boa impressão
Um sorriso pode quebrar o gelo e transmitir uma boa impressão

Aperto de mão com firmeza

Depois do sorriso, logo vem o aperto de mão e aqui é importante continuar passando confiança. Adapte esse cumprimento a cada pessoa, mas nunca perca a firmeza.

Linguagem corporal aberta

O nervosismo pode fazer você naturalmente querer cruzar os braços e apertar as mãos, numa clara demonstração de insegurança e medo. O melhor é manter uma postura neutra para sugerir que você está aberto.

Mantenha contato visual

Se estiver com 2 ou mais recrutadores, direcione o olhar para todos eles
Créditos: Photographer: B-D-S
Se estiver com 2 ou mais recrutadores, direcione o olhar para todos eles

Muitas pessoas têm dificuldade de olhar nos olhos das outras, mas acredite, nesse momento será importante o esforço. Se na sala tiver mais de um recrutador te entrevistando, distribua o olhar. Essa atitude parece detalhe, mas transmite que você é atencioso com todos ali e indica confiança naquilo que está falando. Lembrando que não há problemas em olhar para os lados, é natural fazer isso quando estamos buscando informações na memória.

Proximidade excessiva

Nada de invadir o território e “grudar” no entrevistador. Se vocês estiverem sentados durante a conversa, é natural se inclinar um pouco para demonstrar interesse, mas nada exagerado.

Jamais olhe no relógio

Esse é um dos sinais mais claros que você está torcendo para aquilo ali acabar logo. Além de demonstrar pressa e tédio, o gesto pode ser interpretado como algo rude.

Seguindo todas essas dicas, você já vai conquistar uns 30% da confiança do entrevistador, mas é importante respeitar a naturalidade dos seus gestos. De nada adianta atuar e agir de uma maneira artificial, combinado? ;)