Dicas para manter um bom networking

Pesquisas já confirmaram que a maior parte das oportunidades de emprego surge por meio do networking. Mas de nada adianta manter uma extensa rede de contatos se você não a cultiva. Se suas conexões não sentirem que elas são importantes para você, elas provavelmente não estarão inclinadas a te ajudar e nem mesmo lembrarão quem você é.

Manter uma rede próspera e ativa exige tempo, planejamento e até mesmo um pouco de criatividade. Mas se você se esforçar, o impacto que isso terá em sua carreira valerá a pena.

Mais do que criar uma rede de contatos é preciso saber cultivá-la
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Mais do que criar uma rede de contatos é preciso saber cultivá-la

Confira as dicas do coach de carreira Mário Ricco para te ajudar a cultivar seu networking:

Mantenha contato

O LinkedIn é uma ótima ferramenta que ajuda a manter suas conexões relativamente próximas. Procure interagir com essas pessoas, compartilhar conteúdo e enviar convites para conferências que podem interessar a esses contatos.  Lembrando que é importante fazer isso mesmo se estiver vivendo um momento estável na carreira. O networking não deve ser abandonado nunca.

Contato além do virtual

Aproveite as situações fora das redes para estreitar as relações. Se encontrar algum profissional que admira em uma palestra, por exemplo, vá até ele se apresente e se possível deixe seu contato com ele. Seja breve se observar que sua abordagem o está incomodando.

Esteja disposto a ajudar

Uma das formas mais eficazes de cativar um contato é ser útil a ele. Quando souber que um colega está procurando emprego, procure indicar vagas e ajudá-lo. No futuro, as chances dessa pessoa se lembrar de você e te retribuir a ajuda serão maiores.

Não se esqueça de contatos do passado

Não é porque você deixou de estudar ou trabalhar há tempos com uma pessoa que você deve se afastar.

Se dedique ao networking

Abra espaço em sua agenda para retornar telefonemas, e-mails, e eventualmente tomar um café com as pessoas da sua rede.

Não force amizades

Se você tenta aproximação com um contato do seu passado, mas percebe que a outra pessoa não está tão disposta a ter essa aproximação, não perca seu tempo. Se você insistir, vai parecer desesperado e isso só te torna menos desejável.