Filmes inspiradores que todo jovem líder deveria assistir

Embora muitas vezes não considerada, a ficção das telonas pode servir como grande fonte de inspiração para jovens profissionais que assumem um cargo de liderança ainda no início da carreira.  Independente do gênero, os filmes costumam exemplificar bem as relações de poder e a ética desses ambientes corporativos.

Se você tem esse desafio pela frente, prepare a pipoca e confira a lista de filmes que abordam esse universo:

O Lobo de Wall Street

Dirigido por Martin Scorcese, o filme expõe o lado imoral e totalmente antiético do mercado financeiro de Nova York. Além de abordar as relações de poder, o longa mostra a importância da oratória como elemento de convencimento ao dar um grande destaque para os discursos de Jordan Belfort, o jovem corretor da bolsa de Nova York, interpretado por Leonardo DiCaprio. Foco e determinação também são outras características que aparecem em suas ações.

Coach Carter – Treino para Vida

Baseado em fatos reais, o filme mostra a história inspiradora de um treinador preocupado com o desempenho escolar de sua equipe de basquete. Em meio ao desânimo e descrença dos professores e pais de alunos, ele resolve trabalhar na transformação de jovens indisciplinados e briguentos em pessoas com futuro melhor. Agindo dessa maneira, o técnico reforça os valores da disciplina e do esforço, conquistando a equipe com exemplo de suas ações, assim como um líder precisa agir.

A Rede Social

Ainda que os dotes de liderança e empatia do fundador do Facebook Mark Zuckerbeg não se sobressaiam, a história mostra outras qualidades necessárias para alcançar o sucesso. O poder das ideias, da criatividade e da coragem para apostar em um negócio inovador podem ser a chave para o triunfo.

Invictus

Estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon, filme conta a história de Nelson Mandela e sua luta para acabar com a segregação racial na África do Sul. Usando seu pode de influência durante a Copa Mundial de Rugby, sediada na África do Sul em 1995, ele consegue convencer negros e brancos a torcerem pelo esporte, unificando o país separado pelo apartheid.

Esse é um exemplo de como um líder pode agir para alcançar a reconciliação e coesão entre pessoas com visões divergentes.

Sociedade dos Poetas Mortos

O cenário é um colégio que traz em seu quadro de funcionários professores e diretores autoritários e que utilizam o poder do cargo para impor um sistema extremamente rígido. Nesse ambiente impositivo, destaque-se um professor que foge às regras. O senhor Mc Alister, vivido por Robim Williams, exerce uma liderança democrática, dando espaço para opiniões de seus alunos, ganhando assim o respeito deles.